Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 5, o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, recebeu a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, em visita técnica ao Tocantins. O encontro teve como objetivo fortalecer as políticas de combate à violência contra as mulheres e promover a integração entre os órgãos de segurança e assistência social. A reunião contou ainda com a participação da secretária de Estado da Mulher (SecMulher), Berenice Barbosa.
Durante a visita, Denise destacou a importância do diálogo e reforçou a importância da parceria com a Secretaria, destacando as ações que serão implementadas na Casa da Mulher Brasileira. “A participação da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, é fundamental. A Casa conta com diversos órgãos presentes, o que representa o diferencial do projeto no atendimento às mulheres. Com a atuação da segurança pública, conseguiremos oferecer um suporte mais completo e eficiente”, afirma.
Também foram abordadas as atuações e os serviços que serão disponibilizados durante os atendimentos na Casa da Mulher Brasileira, como o acolhimento social e psicológico, abrigamento emergencial, entre outros serviços de apoio às mulheres vítimas de violência.
A secretária Berenice Barbosa destacou a importância da parceria entre as instituições, ressaltando que a colaboração mútua é essencial para fortalecer as ações de apoio na garantia da proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O secretário Bruno Azevedo reafirmou o compromisso da Secretaria em trabalhar em conjunto com o Ministério, na garantia da segurança e proteção das mulheres no estado. “Esse diálogo é fundamental para fortalecer as ações de proteção às mulheres no nosso Estado. Nos colocamos à disposição para colaborar e trabalhar de forma integrada com o Ministério, garantindo que as políticas de segurança e apoio cheguem de forma eficaz a todas as mulheres”, informa.
O encontro contou ainda com a presença da diretora de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SecMulher, Áurea Maria Matos Rodrigues, e do coordenador de Processos das Casas da Mulher Brasileira, Marcelo Pontes.
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Em Palmas, a obra está em fase final de conclusão e deve ser entregue ainda neste ano.
Considerada uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, a Casa integra, no mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
Atualmente, há dez delas em atividade no país, distribuídas em Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Ceilândia (DF), Curitiba (PR), São Luís (MA), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Salvador (BA), Teresina (PI) e Ananindeua (PA)