Um momento que celebrou a união da leitura e escrita; do incentivo ao pensamento crítico; e da promoção da educação para o trânsito entre estudantes tocantinenses. Foi com estes motes que o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), e a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a premiação do “Projeto de Redação: educando para o trânsito”, no município de Pedro Afonso, nesta terça-feira, 02.
A iniciativa é realizada pelo Detran/TO, em parceria com a Semed, e mobilizou 270 estudantes do 5º ano das Escolas Municipais Sousa Aguiar, Jandervan e José Combas Almeida. As redações seguiram o modelo dissertativo-argumentativo, com exposições de ideias e defesa de uma tese, sustentadas em autores da temática, dados e pesquisas na área do trânsito, além da apresentação de propostas de intervenção social.
A estudante Izadora Martins Gomes, vencedora do primeiro lugar do concurso, relata que o processo de realização da redação foi marcado por muita leitura e aquisição de conhecimento sobre o trânsito. “Para a minha escrita, eu comecei a ler os panfletos e livros distribuídos pelo Detran para entender sobre o trânsito. Depois fiz várias outras pesquisas em outros lugares para ampliar meus conhecimentos sobre a temática. Isso me ajudou bastante a ver a importância de seguir as leis de trânsito”, relata a estudante.
O educador de trânsito do Detran/TO em Pedro Afonso e também coordenador do projeto, Fabrício Rocha de Sousa, destaca a importância do projeto às crianças. “A redação fomentou a escrita e a leitura das nossas crianças e também as aproximou da educação para o trânsito, que desempenha um papel crucial na construção de um trânsito mais seguro”, destaca o educador.
A gerente de educação para o trânsito, Hélida Christina Noronha, ressaltou os impactos dessa iniciativas entre o governo estadual e municipal em prol das crianças no trânsito tocantinense. “Nós estamos desenvolvendo nessas crianças, que se encontram na principal fase de desenvolvimento, a busca pelo conhecimento, em especial as regras de trânsito. Mais do que escrita e leitura, este projeto incentiva a formação de futuros condutores mais prudentes e qualificados, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro”, ressalta a gerente.
O presidente do Detran/TO, Saboinha Júnior, enfatiza a atuação do órgão no âmbito da educação para o trânsito nas escolas. “Este projeto simboliza o compromisso do órgão com educação para o trânsito dentro do ambiente escolar, que deve começar na base, que é a educação infantil. Nós queremos que a educação para o trânsito esteja presente nesses espaços, instigando desde cedo a necessidade de se adotar medidas mais prudentes ao dirigir, pilotar, pedalar ou caminhar nas vias”, enfatiza o presidente.
Prêmios e vencedores
O projeto premiou todos os estudantes pelo reconhecimento e esforço no projeto. As noves melhores redações ganharam um kit especial e certificados. Além disso, dois celulares e um notebook foram direcionados aos três primeiros colocados. Conquistaram os três primeiros lugares os estudantes: Izadora Martins Gomes (1º), Maria Júlia Barbosa de Amorim (2º) e Rafael Morais Borges (3º).
Avaliação e critérios
As redações foram avaliadas por João Djane Assunção da Silva; jornalista, Mestre em Educação e Doutor em Comunicação; e por Lia Raquel Mascarenhas Lacerda, jornalista, escritora e revisora textual, e mestre em direito. Para a correção das redações, os avaliadores levaram em consideração, os seguintes critérios:
Originalidade e Criatividade: Abordagem inovadora e envolvente do tema;
Segurança na Abordagem do Tema: Compreensão sólida sobre segurança no trânsito;
Coerência e Coesão: Desenvolvimento lógico e claro das ideias;
Argumentação: Argumentação consistente, com uma ideia central bem definida;
Domínio Linguístico: Bom uso da língua portuguesa, com variedade vocabular;
Adequação Formal: Correta ortografia e estrutura organizacional do texto






