O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma versão do mapa-múndi em que coloca Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), no centro do mundo.
Veja:

“Belém, o Pará e o Brasil estāo no centro do mundo com a COP30! Para marcar este mês, em que o compromisso de construir uma transição ecológica justa e sustentável ganha destaque, o IBGE preparou um mapa-múndi invertido especial”, diz o órgão em uma publicação no Instagram.
“Ele [o mapa] traz uma nova perspectiva do planeta, colocando o Pará e Belém no centro, a capital simbólica do Brasil durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, ressalta.
A mudança lembra a polêmica envolvendo o lançamento de um mapa invertido que colocava o Sul Global, em especial o Brasil, em destaque.
O material destacava países que integram os Brics, o Mercosul, as nações de língua portuguesa e o bioma amazônico, com o objetivo de ressaltar o protagonismo do Brasil em debates internacionais.
A iniciativa, no entanto, causou ruídos. Servidores do IBGE criticaram a divulgação do mapa, alegando que a medida, sem respaldo técnico, comprometeria a credibilidade do órgão.







