Na manhã desta sexta-feira, 22, uma ação conjunta deflagrada por policiais civis da 103ª Delegacia de Taguatinga, e por agentes da Delegacia de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter – Palmas), resultou na captura de um homem de 20 anos, o qual foi condenado a pena de internação por ato infracional análogo a homicídio.
Conforme explica o delegado Eduardo Nunes, titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Dianópolis, o indivíduo que hoje tem 20 anos, praticou um crime análogo a homicídio, tendo como vítima Walisson Alves da Silva, o qual antes de ser morto, foi torturado pelos autores.
O crime ocorreu na cidade de Taguatinga, no ano de 2021. Mais dois homens, sendo um menor e um maior, foram apontados como autores do homicídio.
“Na época dos fatos, esse indivíduo capturado hoje, tinha 17 anos, e agiu juntamente com outro adolescente infrator, também de 17 anos, sob o comando de um maior de idade, o qual foi preso”, disse o delegado.
O caso então foi julgado pelo Poder Judiciário, sendo que os dois menores foram sentenciados à medida socioeducativa de internação, porém um deles foi encontrado e o outro fugiu para evitar a sanção penal.
Motivação
As investigações da equipe da 103ª DP demonstraram que a vítima foi assassinada em razão de uma suposta dívida de drogas, que tinha com os autores, que eram faccionados.
“No dia do crime, os menores abordaram a vítima e lhe disseram para que os acompanhasse até uma região mais afastada sob o pretexto de que iriam consumir substâncias entorpecentes”, frisou a autoridade policial.
Ocorre que, ao chegar ao local, às margens da TO-110, próximo a ponte do Rio Abreu, os adolescentes, juntamente com o maior, que conduzia o carro, passaram a agredir e torturar a vítima, que depois foi morta com disparos de arma de fogo, na cabeça e tórax.
Logo após o encontro do cadáver, a PC-TO deu início às investigações, elucidou todas as circunstâncias dos fatos e identificou os autores do crime, com exceção do homem capturado hoje, que fugiu para Palmas.
Por meio de intensas investigações e compartilhamento de informações, os policiais civis da 103ª DP conseguiram descobrir que o então adolescente, à época dos fatos, estava em Luzimangues, onde trabalhava em uma empresa do Distrito.
Desse modo, as informações foram repassadas às equipes da Polinter, que então procederam ao cumprimento do mandado de internação contra o indivíduo.
Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o homem foi recolhido à Unidade do Centro de Internação para Menores Infratores de Palmas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.