Nesta quarta-feira, 13, a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Tocantins (CRO-TO), representada pelo presidente Weslley Rodrigues, acompanhada do presidente do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Tocantins (Sicideto), Ricardo Camolesi, conselheiros e cirurgiões-dentistas de várias regiões do estado, esteve em Brasília para uma agenda legislativa em defesa do piso salarial e da valorização profissional da categoria.
O grupo foi recebido pelos deputados federais Lázaro Botelho (Progressistas), Toinho Andrade (Republicanos), Alexandre Guimarães (MDB) e Carlos Henrique Gaguim (União Brasil). Os parlamentares manifestaram apoio às principais pautas da odontologia, incluindo o Projeto de Lei 765/2015, que aborda a valorização profissional, além dos PLs 883/2019 e 774/2020, ambos voltados a fortalecer os direitos e a remuneração dos cirurgiões-dentistas.
“Esse encontro é um marco importante na nossa luta pela valorização dos cirurgiões-dentistas. Precisamos assegurar condições de trabalho dignas e reconhecimento adequado à importância da nossa profissão para a saúde pública,” afirmou Weslley Rodrigues, presidente do CRO-TO.
Ricardo Camolesi, presidente do Sicideto, reforçou a importância da união da categoria. “Estamos aqui para mostrar que os cirurgiões-dentistas do Tocantins estão mobilizados e empenhados na defesa de seus direitos e de uma odontologia mais forte e valorizada,” declarou. A comitiva foi acompanhada pela secretária do CRO, Christiane Colombo, os conselheiro Pedro Pires e Rafael Marra, além dos cirurgiões-dentistas Adriana Victor, Savya Teixeira, Custodiana Pereira e Georgia Cecconello.
A odontologia tocantinense segue unida pela defesa da profissão e por melhores condições de trabalho para seus profissionais. A ação faz parte de uma agenda legislativa encabeçada pelo Conselho Federal de Odontologia, representado pelo presidente Juliano do Vale, que tem mobilizado os conselhos regionais para participarem de diálogos e debates com os deputados federais e senadores dos 26 estados da federação e Distrito Federal.