sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

EFAPN vive II Dia de Campo com participação da comunidade e protagonismo juvenil

Ação traz a Pedagogia da Alternância com foco no trabalho e discussão para garantia de segurança alimentar

Da Redação por Da Redação
19/12/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional explicam ações realizadas durante o ano letivo em evento - Foto: Eziel Araújo/Governo do Tocantins

Estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional explicam ações realizadas durante o ano letivo em evento - Foto: Eziel Araújo/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), com apoio da Embrapa, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Colmeia Social, o II Dia de Campo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFAPN), ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 18, com o tema Pedagogia da Alternância e Segurança Alimentar, na sede da instituição, localizada na TO-255, Km 03, saída para Monte do Carmo, em Porto Nacional.

Voltado a agricultores familiares, comunidades tradicionais e estudantes das redes municipal e estadual, o Dia de Campo abriu as unidades de produção agropecuárias e agroindustriais da escola para visitação e apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.

ARTIGOSRELACIONADOS

Estudante Leonardo aproveitou o seu tempo para desenvolver um programa com IA - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Estudante da rede pública de Combinado é destaque pelo desenvolvimento de um programa de IA

19/12/2025
Escola Estadual Sancha Ferreira promove Feira de Artes - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Escola Estadual Sancha Ferreira realiza a II Feira das Artes

19/12/2025

A programação incluiu atividades nos setores de bovinocultura leiteira, meliponicultura integrada à matemática, plantio com mulching e mandioca, horta mandala, cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e viveiro, com distribuição de mudas ao público.

Durante o evento, a programação estava recheada de atividades interessantes, que foram apresentadas como culminância das ações que ocorreram no decorrer do ano letivo. 

Entre as ações, destacaram-se a Mandala, que tratou das plantas ou partes de plantas que possuem potencial alimentício e nutricional, sendo fonte de vitaminas e minerais, as Pancs; Projetos eletivas; Mulching mandioca + mudas, que é um trabalho de pesquisa voltado para identificar formas produtivas da mandioca; Bovino; Meliponário, que trouxe estudos sobre produção de mel e variedades de abelhas.

As turmas de estudantes, sob as orientações docentes, foram os responsáveis pelas explanações dos trabalhos, que atraíram a atenção dos participantes.

O diretor da Unidade Escolar, Escola Família Agrícola de Porto Nacional, comenta sobre o Dia de Campo. “É importante porque trabalhamos o protagonismo dos estudantes, apresentando aquilo que eles desenvolveram ao longo do ano, além divulgar a escola para a comunidade local, com sua especificidade, que é principalmente a pedagogia da alternância”, destacou o diretor. 

A estudante, Karolainy Camargo, concluiu o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ela fez explanação sobre a criação de abelha e produção de mel e conta que admira muito as abelhas. “O tipo de mel de que eu mais gosto é a jataí. Minha admiração por elas, é que são muito briguentas e muito guerreiras, chegando a brigar até o fim com quem tente invadir a sua colmeia. Apesar disso, é um tipo de abelha dócil. Quando, por exemplo, a abelha-limão, invade a colmeia da jataí e colocando substância que adormece elas, e assim pegar mel, ocorre uma briga, porque jataí é guerreira e luta até a morte”, informou. 

A superintendente Regional de Educação de Porto Nacional, Deuzelina Tavares Chagas, representou o secretário de Estado de Educação, no evento. Ela destacou a importância da ação. “É um dia muito importante por comemorar e apresentar as ações desenvolvidas com o trabalho baseado no ensino e na pesquisa. Lembrando que trabalhando sempre com parcerias e agradecemos aos parceiros por isso, ainda mais nessa escola, em que se aplica a pedagogia da alternância, sua principal especificidade”, pontua a superintendente.

Cirineu da Rocha, coordenador do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária, destacou a importância da escola. “A segurança alimentar é um dos pilares buscados Educação do Campo, pois o conhecimento científico faz sentido, quando ele é capaz de resolver problemas. Hoje, digamos que o estudante é que vai nos dar aulas, em vez de estarem em sala de aula assistindo a teoria com os professores. A exposição em cada estande será conduzida por eles, acompanhada pelos professores”, conclui o coordenador.

A representante da organização não-governamental Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), Luciana Pereira de Sousa, esteve no evento e comentou sobre a importância da educação dos jovens. “Nosso trabalho ocorre com algumas instituições do terceiro setor, que achamos importante para o desenvolvimento da sociedade. Atendemos crianças que estão abaixo da linha nutricional e as recuperamos. E esse dia de campo é muito importante porque vamos interagir com os estudantes e eles vão nos contar muito sobre seus conhecimentos”, afirmou.

Por falar em parceria, o senhor Getúlio Vieira do Santos, trabalha com um projeto sobre agroecologia em Taquaralto. Os estudantes da EFAPN, visitam esse projeto quase todos os anos para conhecerem na prática. Getúlio comenta sobre a importância da sustentabilidade. “Para mim, o trabalho com sustentabilidade é uma missão recebida. Pois quando se cuida da agroecologia, se cuida de tudo. Já até me chamam de protetor de água, esse bem que é insubstituível”, comentou seu Getúlio, que é um dos que foram impactados pelo projeto da Barragem de Lajeado, e o projeto é realizado no Reassentamento Mariana.

Kamila Lima Sousa, estudante da 2ª série, do curso Técnico em Agropecuária, estava explicando sobre Plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Ela destacou a importância de retomar aos antepassados. “É importante trabalhar com essas plantas, pois nossos antepassados utilizavam as plantas bastante para muitos tratamentos de saúde. Funcionavam com remédios, pois os chás ainda são importes e muito usados atualmente”, destacou.

Klayvee Mendes de Oliveira Menezes, estuda a 2ª série do curso técnico em Agropecuária. Ele realiza o trabalho sobre o cultivo da mandioca com a utilização de mulching, uma espécie de cobertura de solo. “Queremos descobrir a diferença em rendimento, entre a mandioca cultivada com mulching e também sem essa tecnologia”, informou o estudante.

Por falar em parceiros, o Lucas Ferreira Xavier e a Tais Alves Teixeira, estavam representando a empresa Maqcampo, que ajudou no trabalho para experimentação do cultivo da mandioca. Lucas comentou. “As parcerias são importantes, e a empresa considera que tanto os pequenos, quanto os grandes produtores são interessantes. É um propósito nosso a disseminação do conhecimento”, conclui Lucas Ferreira. 

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Anterior

Escola Estadual Sancha Ferreira realiza a II Feira das Artes

Próximo

Estudante da rede pública de Combinado é destaque pelo desenvolvimento de um programa de IA

Próximo
Estudante Leonardo aproveitou o seu tempo para desenvolver um programa com IA - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Estudante da rede pública de Combinado é destaque pelo desenvolvimento de um programa de IA

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís

19/12/2025
Tocantins

Conselho de Administração do Igeprev/TO realiza reunião ordinária, dá posse a novos membros e delibera sobre investimentos para 2026

19/12/2025
Palmas

Defesa Civil de Palmas alerta para final de semana chuvoso em Palmas, com risco de tempestades

19/12/2025
Tocantins

Natal Solidário do Sindepol-TO leva presentes e itens de higiene a idosos do Lar de Acolhimento de Porto Nacional

19/12/2025
Esportes

Volante do Vasco rompe ligamento e passará por cirurgia no joelho

19/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus

19/12/2025
Tocantins

Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025

19/12/2025
Tocantins

Alteração em lei aprovada por deputados facilita criação de regiõesmetropolitanas

19/12/2025
Tocantins

Luciano Oliveira comemora aprovação da Política de Incentivo à Produção Leiteira no Tocantins

19/12/2025
Tocantins

Assembleia Legislativa aprova novas regras para descontos eparcelamentos do IPVA no Tocantins

19/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus
  • Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025
  • Alteração em lei aprovada por deputados facilita criação de regiõesmetropolitanas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus

19/12/2025
Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal no Tocantins, responsável por acordos que somaram mais de R$ 5,8 milhões em 2025 e ajudaram milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio do diálogo. Crédito da Foto: Ascom/SJTO

Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025

19/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.