Dario Durigan, secretário executivo da Fazenda, disse nesta segunda-feira (8), em São Paulo, que a questão de dividendos de Petrobras, ou outros bancos públicos, deve respeitar regras já colocadas.
Segundo ele, a equipe econômica não nega que os dividendos são relevantes para o esforço fiscal.
“Isso deve ocorrer com diálogo, se fizer sentido para a empresa, ao governo interessa sim que dividendos sejam distribuídos conforme a regra do jogo”, declarou.
A fala foi feita no evento Rumos 2024, promovido pelo jornal Valor Econômica, em substituição do ministro Fernando Haddad, que não pode comparecer.
Além disso, Durigan falou ainda sobre o cenário econômico do país e a perseguição das metas.
“Estamos acompanhando dados da atividade econômica e parece correto revisão para cima da expectativa do PIB. Tivemos importante crescimento do mercado de trabalho e não estamos vendo pressão inflacionária como poderia se esperar”, ponderou o secretário da Fazenda.
Durigan afirmou ainda que a equipe do Ministério da Fazenda está vendo inflação controlada, e levando em consideração um cenário de crescimento “robusto e inflação controlada”.
“Por isso acreditamos que trajetória de queda de juros possa continuar, respeitando autonomia do Banco Central”, pontuou Durigan.