sábado, 8 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

t1 Noticias por t1 Noticias
08/11/2025
em Educação
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9  Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9 Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

CompartilharCompartilhar

A aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. O estado do Tocantins teve 37.652 inscrições confirmadas. Sendo que 12.332 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Os dados são do Painel do Enem, disponibilizado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o levantamento do Inep, 24.386 inscritos no Tocantins são isentos e 13.266, pagantes. Do total de inscritos confirmados no estado, 23.407 (62,17%) são mulheres e 14.245 (37,83%) são homens. Com relação à etnia, a maioria das inscrições confirmadas são de participantes que se autodeclararam pardos (21.060), seguidos de 9.346 participantes autodeclarados brancos, 5.635 pretos, 835 amarelos e 446 indígenas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Enem 2025 
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Enem 2025: confira horários, documentos e orientações para a prova

08/11/2025
Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem

08/11/2025

A faixa etária com mais inscrições confirmadas é de igual a 17 anos, com 9.728 inscritos confirmados. Os participantes com mais de 60 anos totalizam 38.

No Tocantins, 854 custodiados farão a prova do Enem 2025 em dezembro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), alcançou um número expressivo de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2025. Neste ano, 854 internos das 24 Unidades Penais em atividade no Estado estão confirmados para realizar as provas, conforme relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas do Enem PPL 2025 serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro das próprias unidades penais, seguindo os protocolos definidos pelo Inep.

O resultado representa um crescimento de 9% em comparação ao ano anterior, quando 785 custodiados participaram do exame em 25 unidades penais. O avanço é atribuído ao empenho e comprometimento das equipes da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso (Gaespe), em parceria com as chefias das unidades penais, que têm trabalhado continuamente para garantir o direito à educação das pessoas em cumprimento de pena. O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de representar uma oportunidade de incentivo ao aprendizado e à ressocialização. 

A secretária da Cidadania e Justiça, Estelamaris Postal, destaca que a educação em prisões é uma prioridade da gestão e que o objetivo é ampliar cada vez mais o número de custodiados participantes. “Nosso compromisso é garantir que, a cada edição do Enem PPL, mais custodiados possam participar e enxergar na educação uma chance real de recomeço. Trabalhamos para que essa porcentagem cresça ano após ano, refletindo o esforço das equipes da Seciju e o compromisso do Governo do Tocantins com a reintegração social por meio do aprendizado”, afirma a secretária.  

Perfil no Brasil

m todo o Brasil, o Enem 2025 conta com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, um aumento de 38% em relação a 2022. Em comparação com 2024, o aumento no número das inscrições foi de 11,22%.

Do total de inscritos, 3.049.710 são isentos e 1.761.628, pagantes. Além disso, 98.558 participantes utilizarão o exame para a certificação de conclusão do ensino médio, iniciativa retomada nesta edição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Pará 

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da aplicação regular do exame.

Aplicativo

Na reta final da preparação, os participantes podem contar com o apoio do aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, lançado pelo Ministério da Educação. A ferramenta disponibiliza simulados com questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual.   

Série de videoaulas 

Além disso, o MEC também fez uma parceria com o YouTube para lançar uma série de videoaulas sobre redação voltadas ao Enem. O conteúdo publicado aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação em si, enfatizando o domínio das competências avaliadas no Enem. A série está disponível no canal do MEC e do YouTube Edu.

Cartilha

Para os participantes que desejam aprimorar a escrita e compreender os critérios de avaliação adotados na correção da prova, também foi disponibilizada a cartilha: A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante. O material reúne informações sobre a Matriz de Referência da redação, além de apresentar amostras comentadas de textos que obtiveram nota alta no Enem 2024. 

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Anterior

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

LEIA TAMBÉM

Educação

Veja lista do que é permitido levar para a prova do Enem

08/11/2025
Tocantins

Projeto Visita Guiada recebe estudantes paraenses na Assembleia Legislativa do Tocantins

08/11/2025
Tocantins

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes debate regulação ética da inteligência artificial no I Fórum de Buenos Aires

08/11/2025
Tocantins

Governo do Tocantins lança o projeto Floresta+Amazônia  para recompensar financeiramente produtores que preservam a vegetação nativa em seus imóveis

08/11/2025
Tocantins

SecMulher reforça ações de enfrentamento à violência com a Patrulha Mulher Segura

08/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Segurança

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
Segurança

Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

08/11/2025
Segurança

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados

08/11/2025
COLUNA DO LEAL

Absurdos e irresponsabilidades de muitos dirigentes brasileiros

08/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público
  • Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas
  • Homem é assassinado com golpe de faca no tórax após discussão em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Descrição: 1º dia de provas do Enem 2025 ocorre neste domingo, 9  Crédito: Paulo Pinto/Arquivo Agência Brasil

Dos mais de 37 mil inscritos no Enem 2025 no TO, 12 mil são do ensino médio público

08/11/2025
Motociclista bateu em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas — Foto: Guarda Metropolitana/Divulgação

Motociclista é preso após sair de bar, empinar moto e bater em viatura da Guarda Metropolitana de Palmas

08/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.