quarta-feira, 12 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Dieta mediterrânea pode melhorar memória e cognição, mostra estudo

Segundo pesquisadores, o estilo de alimentação mediterrâneo altera equilíbrio de bactérias no intestino, promovendo maior saúde cerebral

por CNN
06/01/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
A alimentação mediterrânea possui uma diversidade de receitas ricas em sabor e nutrientes • Foto: Shutterstock

A alimentação mediterrânea possui uma diversidade de receitas ricas em sabor e nutrientes • Foto: Shutterstock

CompartilharCompartilhar

Os benefícios da dieta mediterrânea já são amplamente conhecidos. Inclusive, ela foi considerada a melhor dieta a ser seguida em 2025, pelo sexto ano consecutivo, de acordo com a U.S. News & World Report. Agora, um novo estudo sugere que esse estilo de alimentação também pode ser benéfico para o cérebro, melhorando a memória e a cognição ao alterar o equilíbrio de bactérias no intestino.

O trabalho, publicado no Gut Microbes Reports, foi realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, Luisiana, nos Estados Unidos. Eles descobriram que as pessoas que seguem uma dieta mediterrânea podem desenvolver padrões de bactérias intestinais diferentes em comparação com aqueles que seguem uma dieta ocidental típica. Essas mudanças bacterianas estão relacionadas a uma melhor memória e desempenho cognitivo.

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Variante genética rara é ligada a menos gordura e metabolismo saudável

12/08/2026
Reprodução / CNPEM

Dispositivo brasileiro simula tecidos e pode reduzir testes em animais

12/08/2026

“Sabemos que o que comemos afeta a função cerebral, mas este estudo explora como isso pode estar acontecendo”, afirma a autora principal do estudo, Rebecca Solch-Ottaiano, instrutora de pesquisa em neurologia no Centro de Pesquisa em Neurociência Clínica da Tulane, em comunicado à imprensa. “Nossas descobertas sugerem que as escolhas alimentares podem influenciar o desempenho cognitivo ao remodelar o microbioma intestinal.”

A dieta mediterrânea é baseada em alimentos frescos e in natura, principalmente frutas, vegetais, cereais, peixes, nozes e especiarias. A principal fonte de gordura é o azeite de oliva e deve ser priorizado o consumo de carnes magras, evitando a carne vermelha e gorduras saturadas.

O estudo foi feito usando camundongos com idade equivalente a 18 anos em humanos, e descobriu que aqueles que eram alimentados com uma dieta de estilo mediterrâneo rica em azeite de oliva, peixe e fibras ao longo de 14 semanas apresentaram aumentos em quatro tipos de bactérias benéficas no intestino, além de redução de cinco outros tipos de microrganismos, em comparação com os ratos que comeram uma dieta ocidental rica em gorduras saturadas.Play Video

Essas mudanças bacterianas foram associadas a um melhor desempenho em desafios de labirinto projetados para testar memória e aprendizado. Especificamente, níveis mais altos de bactérias como Candidatus Saccharimonas foram associados a um melhor desempenho cognitivo, enquanto níveis maiores de outras bactérias, como Bifidobacterium, estavam relacionados a uma função de memória mais fraca.

Segundo o estudo, o grupo de roedores que seguiu a dieta mediterrânea também apresentou melhor flexibilidade cognitiva — a capacidade de se adaptar a novas informações — e melhor memória de trabalho em comparação com o grupo da dieta ocidental.

O trabalho é o primeiro a avaliar os efeitos da dieta mediterrânea na microbiota e nos resultados da função cognitiva em relação à dieta ocidental em camundongos. As dietas foram baseadas no consumo humano e usaram ingredientes que refletiam a complexidade das dietas humanas.

“Nossas descobertas sugerem que a dieta mediterrânea ou seus efeitos biológicos podem ser aproveitados para melhorar o desempenho escolar em adolescentes ou o desempenho no trabalho em jovens adultos”, diz o autor correspondente Demetrius M. Maraganore, da Herbert J. Harvey, Jr. Chair of Neurosciences. “Embora essas descobertas sejam baseadas em modelos animais, elas ecoam estudos humanos que ligam a dieta mediterrânea à melhora da memória e à redução do risco de demência.”

Apesar das descobertas, os pesquisadores enfatizam que estudos maiores, realizados em humanos, são necessários para confirmar esses benefícios e entender a complexa relação entre dieta, bactérias intestinais e função cerebral em jovens.

Anterior

Bebê se afoga no Piscinão de Ramos e é levada de helicóptero a hospital no Rio

Próximo

Com impulso do sorgo, vendas da Sementes Oilema cresceram 5% em 2024

Próximo
A companhia espera uma demanda firme pelo sorgo — Foto: Getty Images

Com impulso do sorgo, vendas da Sementes Oilema cresceram 5% em 2024

LEIA TAMBÉM

Palmas

Parceria entre a Prefeitura de Palmas e o TRE facilita o acesso ao voto às pessoas em situação de rua

12/08/2026
Tocantins

Caminhada de Vicentinho é marcada por encontros e manifestações de fé

12/08/2026
Segurança

Polícia Civil do Tocantins reforça segurança durante a Operação Romaria do Senhor do Bonfim 2026

12/08/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas instala monitoramento eletrônico para reforçar segurança em Área de Proteção ao Ciclismo

12/08/2026
Segurança

Jovem resgatada de cárcere privado em Palmas disse que tentava ir embora há meses

12/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

Variante genética rara é ligada a menos gordura e metabolismo saudável

12/08/2026
Saúde

Dispositivo brasileiro simula tecidos e pode reduzir testes em animais

12/08/2026
Saúde

Doação de sangue: novas regras reduzem espera após tatuagem e piercing

12/08/2026
Tocantins

Fazedores de cultura podem se inscrever para eleições do Conselho Nacional de Política Cultural

12/08/2026
Tocantins

Comitê de Cultura no Tocantins informa sobre o processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural

12/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Variante genética rara é ligada a menos gordura e metabolismo saudável
  • Dispositivo brasileiro simula tecidos e pode reduzir testes em animais
  • Doação de sangue: novas regras reduzem espera após tatuagem e piercing

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Magnific

Variante genética rara é ligada a menos gordura e metabolismo saudável

12/08/2026
Reprodução / CNPEM

Dispositivo brasileiro simula tecidos e pode reduzir testes em animais

12/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.