O Dia do Ouvidor, comemorado no próximo dia 16 de março, é uma data importante para o fortalecimento da transparência e da relação entre a administração pública e a sociedade. No contexto da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), a Ouvidoria desempenha um papel essencial, sendo um canal direto e eficaz para a comunicação da população com as instituições de segurança pública.
Vinculada à Superintendência de Segurança Integrada, a Ouvidoria da SSP, sob a responsabilidade do ouvidor Nelson Guimarães, atua na escuta das demandas da sociedade, como reclamações, sugestões, elogios e denúncias. O trabalho da Ouvidoria é de fundamental importância para a melhoria contínua dos serviços prestados, garantindo que as ações das forças de segurança sejam cada vez mais eficientes e alinhadas com as necessidades da população.
O ouvidor da SSP/TO, Nelson Guimarães, destaca a importância do canal de comunicação. “Nós temos a missão de servir como um canal de comunicação entre o cidadão e os órgãos que integram a estrutura da SSP. Realizamos orientações, sanamos possíveis conflitos, colaboramos nas atividades desenvolvidas e buscamos sempre garantir que as demandas da população sejam atendidas com transparência e eficiência. A Ouvidoria é fundamental para fortalecer a confiança entre a sociedade e a segurança pública, promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados”, afirma o ouvidor.
“Com a celebração do Dia do Ouvidor, a Segurança reforça seu compromisso em ouvir a população e garantir uma gestão transparente e acessível, destacando a importância de manter canais abertos e eficazes entre a segurança pública e os cidadãos”, reforçou o secretário de Segurança Pública Bruno Azevedo.
Canais de Atendimento
O Aplicativo “Fale com a Ouvidoria”, desenvolvido pela SSP/TO é uma ferramenta que visa aproximar os cidadãos dos serviços prestados. Disponível exclusivamente para dispositivos com o sistema operacional Android, o aplicativo permite que os usuários registrem denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, conforme a preferência do cidadão. A interface é intuitiva e o serviço está acessível 24 horas por dia, garantindo praticidade e eficiência no atendimento às demandas da população.
Além do aplicativo, a Ouvidoria pode ser contatada por meio do e-mail ouvidoria@ssp.to.gov.br ou pelos telefones: (63) 3218-6898 / 3218-2414 / 0800-6456898.