segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Detran/TO aponta os principais erros dos candidatos durante os exames práticos de moto e carro

Na prova prática, os examinadores do Detran/TO avaliam a capacidade do candidato em conduzir um veículo pelas vias

Ascom por Ascom
10/03/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Na prova prática do Detran/TO, os candidatos percorrem um trajeto pré-estabelecido pela Banca, na qual será avaliado a capacidade deles de conduzirem um veículo na via

Na prova prática do Detran/TO, os candidatos percorrem um trajeto pré-estabelecido pela Banca, na qual será avaliado a capacidade deles de conduzirem um veículo na via

CompartilharCompartilhar

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um momento importante na vida de muitos brasileiros. A prova prática de moto e carro é a última etapa do processo e o mais temido entre os candidatos. O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) separou os principais erros cometidos pelos candidatos durante esta etapa do processo e traz orientações para que estes erros não sejam feitos, preparando os candidatos para esta fase final da etapa de obtenção da primeira habilitação.

Na prova prática, os examinadores do Detran/TO avaliam a capacidade do candidato em conduzir um veículo pelas vias. Durante a avaliação, o aluno que cometer faltas, pode alcançar até três pontos, acima disso será reprovado. Existem também as faltas eliminatórias, que caso o candidato cometa, será reprovado automaticamente. São elas:

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Higor Batista

Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura

15/12/2025
Buda Mendes/Getty Images

Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15

15/12/2025

Faltas eliminatórias de Moto

●         Encostar ou bater em um ou mais cones da baliza

●         Avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória

●         Cair do veículo durante a prova

●         Colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento

●         Cometer qualquer infração de trânsito de natureza gravíssima

●         Descumprir o percurso pré-estabelecido

●         Iniciar a prova sem o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção

●         Não manter o equilíbrio na prancha, saindo pela lateral

●         Provocar acidente durante a realização do exame

Faltas eliminatórias de Carro

●         Não parar em uma via preferencial  

●         Avançar sobre o meio fio

●         Avançar sobre o balizamento demarcado

●         Cometer qualquer infração de trânsito de natureza gravíssima

●         Passar ou avançar no sinal vermelho e amarelo; e não parar quando tiver a placa de parada obrigatória

●         Transitar acima de velocidade permitida na via

●         Não colocar o veículo na área da baliza (o candidato tem até três tentativas dentro do tempo estabelecido)

●         Não completar a realização de todas as etapas do exame

●         Provocar acidente durante a realização do exame

●         Transitar em contramão de direção

PROVA DE MOTO

Na prova de moto (categoria A) os erros mais comuns são:

Iniciar percurso com a viseira abaixada

Segundo a Banca Examinadora do Detran/TO, a falta mais comum entre os candidatos é iniciar o percurso com a viseira abaixada, falta esta que é eliminatória. Por isso, antes de iniciar o percurso, cheque sempre se os itens do capacete estão colocados corretamente.

Colocar o(s) pé(s) no chão durante o percurso

Um erro comum entre os candidatos é colocar os pés no chão ou os dois pés ao realizar uma parada. O Detran/TO lembra que somente um pé vai ao chão quando o candidato for realizar uma parada obrigatória, como no caso da travessia da prancha.

Perder o equilíbrio na prancha

Perder o equilíbrio na prancha está entre as faltas eliminatórias mais recorrentes entre os candidatos. Para não perder o equilíbrio na prancha, correndo o risco de sair pela lateral, a orientação é dar uma breve acelerada.

PROVA DE CARRO

Na prova de carro (categoria B) os erros mais comuns são:

Problemas na Baliza

Na prova prática de carro o desafio maior é, sem dúvidas, a baliza. É recorrente entre os candidatos avançar ao meio fio; encostar em cones e protótipos; sair do espaço demarcado; e não completar a tarefa dentro do tempo estabelecido. Essas faltas são eliminatórias.

Falta de atenção à sinalização

É necessária uma atenção redobrada dos candidatos à falta de respeito às sinalizações das vias durante a prova. Realizar conversões, mudar de faixa e iniciar a baliza sem acionar a seta são faltas eliminatórias. É motivo de eliminação também transitar com velocidade acima do limite permitido e não parar quando há uma placa PARE.

Não dominar o veículo

Um erro muito comum na prova de carro (mas também em motos) é deixar o carro apagar durante a manobra de parada e saída da rampa, bem como arrancar de forma brusca e também desengrenar o veículo em declives. Estes atos comprometem a avaliação dos candidatos.

NERVOSISMO E ANSIEDADE

Seja prova de carro ou moto, um inimigo que ataca a todos é o nervosismo e a ansiedade. Tremer, hesitar, sentir frio na barriga e ter esquecimentos básicos (como acionar a seta, colocar o cinto…) são, muitas vezes, sintomas de nervosismo e ansiedade.

A médica veterinária, Haiane Amorim, reprovou na prova prática depois de deixar o carro apagar na baliza, tendo que fazer o reteste. Para superar este desafio e conquistar a tão sonhada habilitação, a médica trabalhou o nervosismo e o medo com algumas técnicas:

“Não me deixei levar pelo erro. Apesar do nervosismo, mantive o foco de que eu sabia fazer e que iria conseguir. Sempre manter a autoconfiança e não ficar lembrando do erro.

O nervosismo exerce uma influência muito forte neste momento. Procurei fazer aulas extras antes do reteste. Realize sempre com atenção para não cometer o erro novamente. No dia do reteste você pode fazer o trajeto na sua cabeça pensando em todos os detalhes, desde o momento que vai entrar no carro até o momento que vai sair, ir tranquilo para o local da prova e beber bastante água”, relata a médica.

Mais dicas

Se prepare emocionalmente para a prova. Faça exercícios de controle da respiração. Aproveite também para conversar com os CFCs – Centro de Formação de Condutores, a qual você tenha aberto o processo, e faça treinamentos, além das aulas obrigatórias, com o intuito de se preparar melhor. E não menos importante: ouça o instrutor de trânsito. Ele é um profissional capacitado que vai saber te guiar durante esta etapa.

Anterior

Secretaria da Mulher participa da 1ª edição do Pedal Só Delas em Natividade

Próximo

Boletim Climático e Riscos de Incêndio aponta concentração de precipitação de chuvas no norte do Estado e focos de queimadas em seis municípios

Próximo
Região norte do Estado registrou 148,3 mm de precipitação de chuvas_Foto Divulgação

Boletim Climático e Riscos de Incêndio aponta concentração de precipitação de chuvas no norte do Estado e focos de queimadas em seis municípios

LEIA TAMBÉM

Segurança

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Taguatinga

15/12/2025
Política

Ministro sobre Mercosul-UE: “Não adianta procurar o acordo perfeito”

15/12/2025
Política

Dosimetria: “Como está, não passa”, diz presidente da CCJ do Senado

15/12/2025
Política

Líder do PL se manifesta sobre possível renúncia de Ramagem

15/12/2025
Política

Janja se manifesta sobre polêmica envolvendo Zezé Di Camargo e SBT

15/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura

15/12/2025
Tocantins

Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15

15/12/2025
Tocantins

Araguaína inaugura novo complexo cultural com sede do Isca e Artpalco

15/12/2025
Tocantins

MPTO lança campanha nacional para reforçar a proximidade e o diálogo com a sociedade

15/12/2025
Palmas

Aeroporto de Palmas prevê alta de 10% no fluxo de passageiros no fim de ano

15/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura
  • Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15
  • Araguaína inaugura novo complexo cultural com sede do Isca e Artpalco

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Higor Batista

Desafio Cavaco FTV reúne atletas de futevôlei de todo o Tocantins em Tocantínia com apoio da Prefeitura

15/12/2025
Buda Mendes/Getty Images

Licenciamento de veículos com placas 0 e 9 vence nesta segunda-feira, 15

15/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.