Na manhã desta sexta-feira, 11, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) participou do evento Juntas, promovido pela Junta Médica do Estado e pela Secretaria da Administração. Realizado no auditório do Palácio Araguaia, o encontro reuniu servidoras públicas para debater o enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento do protagonismo feminino.
Representando a Polícia Civil, a delegada titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína), Sarah Lilian, conduziu uma palestra com foco na Lei Maria da Penha. “Fui convidada para contribuir com o projeto de conscientização das servidoras da Junta Médica sobre a legislação e os mecanismos de enfrentamento à violência doméstica. Durante a palestra falamos sobre os tipos de violência previstos em lei, como identificar o ciclo da violência e o papel da mulher como protagonista da própria história. Também apresentamos os canais disponíveis para denúncia, acolhimento e investigação”, destacou Sarah Lilian.
A diretora da Junta Médica do Estado, Márcia Varão, destacou a importância de promover espaços de diálogo e informação entre as servidoras. “O conhecimento é uma ferramenta essencial na prevenção da violência. Nossa proposta é proporcionar momentos como este, que ampliem a compreensão sobre os direitos das mulheres e fortaleçam a rede de proteção”, afirmou.
O evento contou com palestras ministradas pela delegada titular da DEAM Araguaína, Sarah Lilian, a diretora da Junta Médica do Estado, Márcia Varão, da assistente social Jocielma Lourenço e da psicóloga Fabyana Teles.