O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Hemocentro de Palmas, realiza no próximo dia 29 de maio de 2026 uma campanha especial para cadastro de novos doadores de medula óssea. A iniciativa ocorrerá no Bloco J, sala 104, no térreo, e contará com a participação dos estudantes do 6º período de Enfermagem, que estarão orientando a comunidade acadêmica sobre a importância da doação e do cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A coleta será realizada pela equipe do Hemocentro de Palmas, responsável pelo atendimento e pelos procedimentos necessários para o cadastramento dos voluntários.
A professora do curso de Enfermagem, Juliana Maria Barbosa Bertho de Oliveira, destaca que a campanha busca conscientizar a população sobre o impacto que a doação pode ter na vida de pacientes que enfrentam doenças graves, como leucemias, linfomas e anemias severas.
Saiba mais
A medula óssea é responsável pela produção das células do sangue e, em muitos casos, o transplante representa a única possibilidade de cura. No entanto, encontrar um doador compatível ainda é um grande desafio, já que as chances de compatibilidade podem variar de 1 em 100 mil a 1 em 100 milhões, dependendo das características genéticas do paciente.
O cadastro para se tornar doador é simples e rápido. O voluntário realiza a doação de uma pequena amostra de sangue ou a coleta de swab oral, e suas informações genéticas passam a integrar o banco de dados do Redome. Caso seja identificado um paciente compatível, o doador será convocado para exames complementares e, posteriormente, para a doação. Todo o processo é seguro, realizado com acompanhamento especializado e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Juliana explica ainda, que além de incentivar o cadastro, a ação também será um espaço para esclarecimento de dúvidas sobre a doação de medula óssea. Estudantes de Enfermagem e profissionais do Hemocentro estarão disponíveis durante toda a programação para orientar os participantes.
Serviço
Campanha de cadastro de doadores de medula óssea
📅 Data: 29 de maio de 2026
📍 Local: Bloco J, sala 104 (térreo)
🕒 Horários: das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h






