sábado, 4 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Covid-19 é menos perigosa agora? Especialistas respondem

Covid-19 é menos perigosa agora? Especialistas respondem

por CNN
13/12/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Novo estudo infectou voluntários com vírus da Covid-19 e conseguiu detalhes sobre a resposta imunológica daqueles que não desenvolveram a infecção Yuichiro Chino/GettyImages

Novo estudo infectou voluntários com vírus da Covid-19 e conseguiu detalhes sobre a resposta imunológica daqueles que não desenvolveram a infecção Yuichiro Chino/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Há cerca de cinco anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China. Na época, começava o que se tornaria, posteriormente, a pandemia de Covid-19, matando quase 7 milhões de pessoas e afetou cerca de 700 milhões em todo o mundo.

Em maio do ano passado, a OMS declarou o fim da emergência pública relacionada à doença, mas será que ela se tornou, de fato, menos perigosa? Do ponto de vista de Eliana Bicudo, infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Covid-19 ainda deve ser uma preocupação da população e de saúde pública.

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Mudança no genoma de embriões humanos gera debate da classe científica

03/07/2026
Mufid Majnun/Unsplash

Anvisa reforça que vacina contra a gripe é segura e rebate boatos

03/07/2026

“A visão de que a Covid-19 é menos perigosa agora é equivocada. Nós ainda temos um número de óbitos elevado, essa é a síndrome respiratória que mais leva ao óbito no Brasil, e isso tem relação com a baixa cobertura vacinal”, alerta a especialista em entrevista à CNN.

“Se você não tem uma cobertura vacinal importante de todas as pessoas, o vírus circula facilmente entre nós, e a sua capacidade mutagênica [de sofrer mutações genéticas] é tão elevada que ele vai continuar causando doença porque as pessoas não estão imunizadas corretamente”, completa.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em fevereiro deste ano, mostrou que a cobertura vacinal contra a Covid-19 cai conforme aumenta o número de doses e em alguns públicos específicos.Play Video

De acordo com o Instituto, quase 94% da população acima de cinco anos tinha tomado, pelo menos, uma dose de vacina contra o coronavírus. Já o esquema básico de duas doses, foi tomado por 88,2% da população nessa faixa etária e por menos de 72% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos.

A pesquisa também identificou que quase 30% das pessoas que não completaram o esquema recomendado para o seu grupo alegaram esquecimento ou falta de tempo. Além disso, mais de 25% afirmou que não confia na vacina ou não acha necessário tomar o imunizante.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano apontam que quase 80% da população não completou o esquema de vacinação bivalente contra Covid-19.

“Nós podemos explicar a baixa cobertura vacinal pelo fato de que a vacina para Covid-19 ainda é rodeada de fake news. Existe todo um mito em cima dessa vacina especificamente. Além disso, não está tão difundido entre as pessoas que já tomaram a vacina quando elas devem repetir [a dose] e por que é importante repetir, como acontece com a vacina da gripe, por exemplo”, completa Bicudo.

Covid-19 continua causando infecções graves na população mais vulnerável

É importante ressaltar que a vacina contra Covid-19 diminui o risco de infecções graves e, consequentemente, de óbitos pela doença. No entanto, a população mais vulnerável, como idosos e gestantes, ainda são suscetíveis a quadros mais intensos da infecção, conforme aponta Moacyr Silva, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Não podemos menosprezar ou achar que a Covid-19 não pode ser uma infecção grave. Na verdade, essas pessoas que têm fatores de risco para a evolução desfavorável devem ser tratadas, e já há tratamentos no mercado, como o Paxlovid, para esse tipo de infecção”, afirma o especialista.

“Então, pessoas que são muito idosas ou que tenham imunidade diminuída devem começar o tratamento de forma precoce, para evitar com que tenha um desfecho desfavorável”, orienta.

Novas variantes estão e continuarão surgindo no Brasil e no mundo

Atualmente, segundo Bicudo, a variante da Covid-19 de preocupação, ou seja, aquela que está causando o maior número de infecções, é a JN.1. No entanto, nos países do hemisfério norte, a variante XEC é a mais preocupante.

“Aqui, nós ainda identificamos poucos casos dessa variante, mas temos que nos preparar porque agora, com as festas de Natal e de Ano-Novo, vão aumentar os casos lá e, as pessoas daqui vão viajar para lá e poderão trazer essa variante para cá”, analisa a infectologista.

A especialista explica que, enquanto toda a população não estiver totalmente vacinada contra a Covid-19, novas variantes do vírus vão surgir. “O vírus da Covid-19 tem um RNA mensageiro que é altamente mutante. Então, a capacidade dele de se manter com a mesma linhagem genética é baixa”, explica Bicudo.

Isso significa que, diante de pressões externas, como um sistema imunológico preparado para combater uma variante do vírus [como o sistema imune de alguém vacinado ou que já teve a infecção anteriormente], o vírus vai sofrer mutações para permanecer vivo. É dessa forma que surge uma nova variante, de acordo com a infectologista.

“Uma variante começa a perder força quando ela encontra uma pessoa com sistema imune resistente. Diante disso, o vírus sofre uma pressão seletiva ambiental para desaparecer, mas ele quer continuar vivo. Então, ele passa a sofrer mutações dentro do próprio organismo infectado, enquanto luta para vencer os anticorpos”, explica. “A forma de interromper esse processo é através de vacinas atualizadas e novas campanhas de vacinação”, completa.

Anterior

Três em cada dez mulheres negras agredidas não separam de maridos, diz pesquisa

Próximo

Hipertricose: entenda a doença conhecida como “síndrome do lobisomem”

Próximo
Em 2010, Supatra "Nat" Sasuphan, da Tailândia, conquistou o recorde de adolescente com mais pelo devido a uma condição chamada hipertricose, ou "síndrome do lobisomem" • guinnessworldrecords/Instagram

Hipertricose: entenda a doença conhecida como “síndrome do lobisomem”

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prazo final para atendimento de pré-selecionados do Parque dos Ipês termina na próxima segunda, 6

03/07/2026
COLUNA DO LEAL

Insatisfações com a BRK duram anos e consumidores apelam para a justiça

03/07/2026
Tocantins

Após solicitação do SISEPE-TO, Governo do Estado prorroga prazo para entrega da Declaração de Bens e Valores

03/07/2026
Tocantins

TV Assembleia garante expansão da Rede Legislativa no Tocantins por meiodo programa Brasil Digital

03/07/2026
Tocantins

Deputados aprovam adequação de lei estadual à Lei Geral de Licença Ambiental

03/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Obras de drenagem na Arne 61 seguem em ritmo acelerado para solução definitiva de acúmulo de águas pluviais

03/07/2026
Tocantins

Tocantins se destaca entre os melhores resultados do país com 90,11% de acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do programa Bolsa Família

03/07/2026
Tocantins

Governo do Tocantins institui Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura

03/07/2026
Palmas

Prefeitura amplia pontos de transmissão para Brasil x Noruega e convida população a torcer pela Seleção

03/07/2026
Tocantins

Festa da Rapadura começa nesta sexta-feira, 03, com concurso que valoriza tradição quilombola e fortalece pequenos negócios

03/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Obras de drenagem na Arne 61 seguem em ritmo acelerado para solução definitiva de acúmulo de águas pluviais
  • Tocantins se destaca entre os melhores resultados do país com 90,11% de acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do programa Bolsa Família
  • Governo do Tocantins institui Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Obras de drenagem na Arne 61 seguem em ritmo acelerado para solução definitiva de acúmulo de águas pluviais

03/07/2026

Tocantins se destaca entre os melhores resultados do país com 90,11% de acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do programa Bolsa Família

03/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.