O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul informou que o corpo da menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Su, foi resgatado. Dois bombeiros concluíram o resgate de rapel, por volta de 23h desta quinta-feira (10).
A localização dela foi identificada com o uso de um drone com câmera térmica. De acordo com os bombeiros, a queda aconteceu de uma altura de cerca de 70 metros.
De acordo com os Bombeiros, os trabalhos foram finalizados no local, que foi deixado aos cuidados da Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias.
A Polícia Civil afirmou que efetuou as diligências preliminares para o esclarecimento da dinâmica do acidente, atendimento aos familiares e a requisição de perícias. Oitivas também foram realizadas na Delegacia de Polícia de Cambará.
Perícia também foi acionada para apurar as regras de segurança aplicadas ao local. A Delegada Fernanda Aranha, responsável pela Delegacia de Cambará do Sul, afirma, que a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias do fato, lamentando a morte da vítima.
Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.
No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Após a queda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram os trabalhos de busca, com o apoio de drones e aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.
Pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) informou que a operação de resgate contou com o uso de drone com câmera térmica, apoio aéreo dos helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil, além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar.
“Infelizmente, recebemos com pesar a confirmação de que a menina Bianca Bernardom Zanella, de 11 anos, que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, foi localizada sem vida […] Meu abraço e minha solidariedade à família e aos amigos da menina nesse momento de dor irreparável”, publicou o governador.