A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciará em março uma plataforma online para tentar garantir transparência e integridade na busca por hospedagem, evitando episódios de abusos de preços.
Por causa do evento, em novembro, os aluguéis e diárias dispararam em Belém, com preços exorbitantes que têm preocupado delegações estrangeiras.
A reunião de cúpula da COP30, com a participação dos chefes de estado, por exemplo, será antecipada diante da sobrecarga na rede hoteleira.
O Brasil acordou com a ONU que o encontro deve ocorrer no dia 05 e 06 ou 06 e 07 de novembro, antes das demais atividades do evento ambiental.
A cidade de Belém tem buscado formas de acomodar todas as delegações estrangeiras. A expectativa é de que até 50 mil pessoas participem do evento mundial.
O pico de público é aguardado para a reunião de cúpula, com até 12 mil pessoas. Por isso, a separação entre as negociações ambientais e a reunião de cúpula servirá para reduzir a pressão sobre a infraestrutura de hospedagem e transporte.
Além disso, em março, o governo federal irá se reunir com os representantes diplomáticos dos países envolvidos na COP30 para fechar ajustes logísticos.