sábado, 13 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Consumo de fast-food afeta a memória em poucos dias, indica estudo

Pesquisa mostra que uma dieta rica em gordura altera rapidamente células cerebrais ligadas à memória, mas o cérebro pode se recuperar

por Metrópoles
16/10/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Divulgação

Divulgação

CompartilharCompartilhar

Uma dieta rica em gordura, típica do fast-food, pode começar a prejudicar o cérebro em apenas quatro dias. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), publicado na revista Neuron em 11 de setembro, que revelou como esse tipo de alimentação afeta as células responsáveis pela memória.

Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que alimentos gordurosos reduzem a capacidade do cérebro de usar glicose, sua principal fonte de energia. Essa mudança leva a uma hiperatividade anormal de um grupo específico de células cerebrais localizadas no hipocampo, conhecidas como interneurônios CCK, fundamentais para o processamento da memória.

ARTIGOSRELACIONADOS

Equipe multiprofissional realiza atendimento semanal, contribuindo para mais segurança e qualidade de vida dos pacientes. - Luciana Barros / Governo do Tocantins

Referência no Tocantins, Ambulatório de traqueostomia pediátrica do HGP melhora qualidade de vida de crianças e reduz internações

13/06/2026
Eduardo Monroy Husillos/Getty Images

Estudo avalia se Ozempic e Mounjaro também podem proteger o cérebro

13/06/2026

Segundo a pesquisadora Juan Song, que liderou o estudo, os efeitos foram observados de forma surpreendentemente rápida.

“Sabíamos que a dieta e o metabolismo poderiam afetar a saúde do cérebro, mas não esperávamos que essas células fossem tão vulneráveis nem que reagissem em tão pouco tempo”, afirmou em comunicado.

Efeitos no cérebro

Nos experimentos com camundongos, bastaram quatro dias de uma dieta rica em gordura, semelhante ao padrão ocidental de consumo de fast-food, para que os interneurônios CCK se tornassem hiperativos. Essa mudança interrompeu a comunicação normal entre as células do hipocampo e resultou em prejuízos à memória.Play Video

Os cientistas também identificaram o papel da proteína PKM2, responsável por regular o uso de energia pelas células cerebrais. Quando a disponibilidade de glicose diminui, essa proteína se desregula, e os neurônios passam a gastar energia de forma ineficiente, interferindo na consolidação de novas lembranças.

Os resultados indicam que os circuitos de memória são extremamente sensíveis à alimentação. Mesmo antes de surgirem sinais de obesidade ou diabetes, o consumo frequente de comidas ultraprocessadas e ricas em gordura saturada já pode causar impacto negativo no cérebro.

Memória pode se recuperar

A boa notícia, segundo os autores, é que o cérebro tem capacidade de recuperação. Quando os níveis de glicose foram restaurados, a atividade das células voltou ao normal e os camundongos recuperaram a memória.

A equipe também observou que o jejum intermitente, prática que alterna períodos de alimentação e abstinência, ajudou a normalizar o funcionamento dos interneurônios CCK e a restaurar o equilíbrio energético do cérebro.

“Nosso trabalho mostra como o que comemos pode afetar rapidamente a saúde cerebral e como intervenções precoces, como o jejum ou ajustes na dieta, podem proteger a memória”, explicou Song.

Segundo ela, essas estratégias podem reduzir o risco de declínio cognitivo de longo prazo, inclusive em condições associadas à obesidade e ao Alzheimer.

Os pesquisadores agora pretendem investigar se o mesmo mecanismo ocorre em humanos e se intervenções alimentares simples podem ser aplicadas para proteger o cérebro contra os efeitos dos ultraprocessados.

Anterior

Brasil tem alerta vermelho para tempestades; veja onde

Próximo

Como os origamis ajudam a entender proteínas que causam Alzheimer

Próximo
Auuu/ Getty Images

Como os origamis ajudam a entender proteínas que causam Alzheimer

LEIA TAMBÉM

Economia

Preços da construção civil sobem 0,36% em maio, diz IBGE

13/06/2026
Educação

Ensino particular domina EaD em meio à queda de investimentos públicos

13/06/2026
Economia

Aneel sobe previsão de aumento na conta de energia para 8,6% em 2026

13/06/2026
Entretenimento

Morre influenciador vovô Anésio aos 88 anos

13/06/2026
Entretenimento

Show de Anitta na abertura da Copa do Mundo decepciona web. Veja como foi

13/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Conheça as orientações para torcedores sobre segurança no trânsito durante estreia do Brasil na Copa do Mundo

13/06/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

13/06/2026
Palmas

Cineterapia promove reflexão sobre autoestima e relacionamentos abusivos

13/06/2026
Segurança

ROTAM da Polícia Militar do Tocantins é homenageada durante sessão solene na Câmara Municipal de Palmas

13/06/2026
Economia

Saiba quais são os “vilões” que fizeram inflação subir 0,58% em maio

13/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Conheça as orientações para torcedores sobre segurança no trânsito durante estreia do Brasil na Copa do Mundo
  • Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional
  • Cineterapia promove reflexão sobre autoestima e relacionamentos abusivos

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Lia Mara

Conheça as orientações para torcedores sobre segurança no trânsito durante estreia do Brasil na Copa do Mundo

13/06/2026
O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis; Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

13/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.