segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Conheça Eunice Tapuia, a 1ª professora indígena concursada da UFG

Eunice Tapuia é professora de epistemologia indígena no curso de educação intercultural, composta apenas por alunos indígenas

CNN por CNN
03/03/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Eunice Tapuia é professora de epistemologia indígena na UFG • Salvio Farias/UFG

Eunice Tapuia é professora de epistemologia indígena na UFG • Salvio Farias/UFG

CompartilharCompartilhar

A UFG (Universidade Federal de Goiás) empossou a primeira professora indígena concursada da história da instituição. Trata-se de Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia, 40, que leciona sobre epistemologia indígena no curso de Licenciatura em Educação Intercultural desde maio de 2024.

O curso de Educação Intercultural, que atende apenas alunos indígenas, é fruto de uma demanda histórica não só dos Tapuia, mas também de outros territórios que habitam a região dos rios Araguaia e Tocantins, o Parque Indígena do Xingu e da Terra Indígena Xakriabá.

ARTIGOSRELACIONADOS

Todos os estudantes do ensino médio podem fazer inscrição na olimpíada de Biologia - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes do ensino médio já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia

31/01/2026
Brasão UFT

Sisu 2026/1: confira o resultado da chamada regular

30/01/2026

A página do curso de Educação Intercultural da UFG destaca que ele foi construído coletivamente, considerando as necessidades dessas comunidades “que sonhavam com outro tipo de escola, ou seja, uma escola que atendesse às suas demandas e não às políticas externas”.

É justamente esse o trabalho, de ensinar com base nas demandas das comunidades, que Eunice vem desenvolvendo em mais de 20 anos de educação.

Antes de lecionar na UFG, Eunice dava aulas na Escola Indígena dos Tapuia, que fica na Aldeia Carretão, na região do Vale do São Patrício, a 280 km de Goiânia. Esta escola foi a primeira instituição indígena reconhecida oficialmente pelo estado de Goiás.Play Video

Em entrevista à CNN, Eunice descreve esses primeiros meses como professora na UFG como “um misto de emoções, desafios e aprendizado”.

“Na aldeia, além de ser professora, também era e sou liderança. Isso fazia com que a responsabilidade com a educação escolar fosse pensada e trabalhada de forma que nossos estudantes pudessem dominar os conhecimentos formais e científicos ao mesmo tempo que também pudessem valorizar, respeitar e vivenciar os conhecimentos tradicionais”, afirma Eunice.

Eunice Tapuia
Eunice fez licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, todos pela UFG • Arquivo Pessoal

A multidisciplinaridade não só faz parte do curso da UFG como também da trajetória de Eunice. Ela conta que na aldeia Carretão já deu aulas de língua portuguesa, inglês, espanhol, artes, história, filosofia e cultura indígena.

Segundo a professora, a principal diferença entre dar aulas na aldeia e na universidade é a variedade de visões de mundo com a qual ela convive.

Cada povo percebe, interage e valoriza a sua própria epistemologia de acordo com as cosmologias e cosmovisões próprias, e isso também tem a ver com como cada povo transmite e produz conhecimentos. O desafio é também a riqueza, com a diversidade de povos, culturas, línguas e tradições.Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia, professora

A UFG conta com um total de 491 alunos que se identificam como indígenas, sendo que 309 deles estão matriculados no curso de Educação Intercultural.

Educação como válvula de escape

Eunice conta que a relação dela com a educação veio a partir da saúde frágil que ela tinha durante a infância. Isso a fez ficar mais próxima dos adultos e anciãos da aldeia e receber os ensinamentos deles.

“A educação foi a minha válvula de escape, uma vez que era muito ‘doentinha’. Me agarrava em tudo que se relacionava à escola, ia no período normal e no de reposição mesmo sabendo que não precisava fazer a reposição. Chegava em casa e mergulhava em outros mundos que se apresentavam para mim por meio dos livros”, relembra Eunice, que foi a escolhida para ser professora quando a aldeia conseguiu a escola que possui até hoje.

Eunice é formada na Licenciatura Intercultural para Formação e Habilitação em Linguagem, fez especialização em Gestão Pedagógica, é mestra em Performances Culturais e doutoranda em Direitos Humanos, todas elas pela UFG.

Além das pesquisas e aulas, ela também é a primeira secretária da Associação do Índios Tapuia do Carretão, integra a Coletiva de Mulheres Indígenas e Negras Quilombolas, foi delegada da CONEEI (Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena) e é uma das coordenadoras do GT Português Indígena da Década das Línguas Indígenas da Unesco.

“O fato da menor de um povo ter chegado nesse lugar passa uma mensagem: é possível para qualquer um de nós chegar nos variados lugares que ainda carecem de nossa representatividade. É difícil, é desafiador e sofrível, mas não é inalcançável”, completa.

Tags: educação
Anterior

5 erros comuns de pronúncia em inglês que os brasileiros mais cometem

Próximo

O que professores e especialistas pensam sobre a educação híbrida?

Próximo
Professores • Unsplash

O que professores e especialistas pensam sobre a educação híbrida?

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Virginia mostra machucados após ensaio da Grande Rio na Sapucaí

02/02/2026
Miracema

Prefeitura de Miracema publica decretos de progressões funcionais e reforça compromisso com os servidores

02/02/2026
Entretenimento

Poliana Rocha sai em defesa de Zé Felipe após ataques contra o cantor

02/02/2026
Entretenimento

Grammy 2026: detalhe em apresentação de Justin Bieber chama a atenção

02/02/2026
Entretenimento

Remake ou história real: Dona Beja, a nova novela do streaming

02/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Saúde

O que levar em consideração antes de escolher um médico

02/02/2026
Brasil

Bala é encontrada na cabeça de corretora morta por síndico em Caldas Novas

02/02/2026
Brasil

Criança resgatada em desabamento no Rio pedia: “Me tira daqui”

02/02/2026
Brasil

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

02/02/2026
Brasil

Inmet emite alerta de “grande perigo” de tempestades para 44 cidades

02/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • O que levar em consideração antes de escolher um médico
  • Bala é encontrada na cabeça de corretora morta por síndico em Caldas Novas
  • Criança resgatada em desabamento no Rio pedia: “Me tira daqui”

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: bymuratdeniz/Getty Images

O que levar em consideração antes de escolher um médico

02/02/2026
Foto: Reprodução

Bala é encontrada na cabeça de corretora morta por síndico em Caldas Novas

02/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.