Os efeitos do ciclone extratropical que se formou ao longo da última sexta-feira (30/1) sobre o oceano, entre as costas das regiões Sul e Sudeste, serão sentidos em boa parte do país neste fim de semana.
A previsão aponta que o sistema vai contribuir para o aumento da nebulosidade, chuvas persistentes e alto risco de tempestades. De acordo com o Meteored, a região Sudeste deve sentir com bastante intensidade os efeitos do ciclone.
“Há risco elevado de transtornos para a população no fim de semana, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas vulneráveis e que já receberam volumes de chuva nesta semana, como por exemplo, o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e a capital paulista”, informa previsão da meteorologista Flávia Rosso.
Além disso, o ciclone vai provocar rajadas de vento moderadas, entre 50 km/h e 70 km/h em áreas marítimas, próximas às costas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que deixa o mar agitado e piora as condições para navegação.Play Video
Três tipos de ciclones:
- Extratropicais: são os mais comuns no Brasil. Eles se formam em latitudes médias, entre 30° e 60°, associados a frentes frias e possuem núcleo frio.
- Tropicais: mais intensos e devastadores, conhecidos como furacões ou tufões em outras regiões, formam-se sobre oceanos quentes perto do Equador e possuem núcleo quente.
- Subtropicais: um híbrido dos dois anteriores, comuns no litoral do Sudeste do Brasil.
Para o sábado (31/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas em grande parte do país e alertas de tempestades para o leste da região Sul.
Um alerta amarelo de chuvas intensas pega quase todo o território brasileiro, com exceções de parte de estados das regiões Norte e Nordeste. Para as áreas afetadas é esperado chuvas de que podem chegar até 50 mm/dia e ventos intensos na casa dos 40 a 60 km/h.

No Distrito Federal, Goiás, Belo Horizonte, sul da Bahia, Espírito Santo, centro-norte do Rio de Janeiro e costa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta laranja para chuvas intensas neste sábado (31). Para as regiões é esperado chuvas que podem alcançar a casa dos 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Já no domingo a previsão aponta possibilidade de chuva fraca e isolada no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no sul do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Meteored, no Sul é esperado chuviscos no leste gaúcho e no litoral centro-sul catarinense, enquanto pancadas de chuva são esperadas no Litoral Norte de Santa Catarina e no oeste, centro e leste do Paraná.







