Atualmente, as redes sociais vão além de acompanhar amigos e familiares pela tela do celular. A modernidade trouxe para a internet outras funcionalidades nas redes que passam a influenciar a escolha de profissionais, programas de lazer e estabelecimentos para visitar.
Dentre as mudanças, o hábito de consumo na gastronomia foi reinventado, com sobremesas virais que dominam as prateleiras das confeitarias. As plataformas auxiliam na divulgação e no crescimento do estabelecimento, de forma que os confeiteiros podem compartilhar fotos atraentes de doces e receitas e atingir um público amplo.
As redes sociais permitem o contato direto com os possíveis consumidores e alimentam o desejo de comer o que está sendo exposto de forma tão irresistível.
As redes
Dentre as redes virais, o Instagram se expande largamente na indicação, feita por influenciadores, de locais para conhecer e até na vitrine virtual de produtos e serviços. Uma pesquisa do Brazil Panels & Behavior Insights revela que 70% dos entrevistados escolhem o restaurante após checar a conta dele nesta rede social.
Outra plataforma que influencia é o TikTok, que cresceu bastante em número de usuários nos últimos anos e também molda os hábitos de consumo, em que influenciadores postam vídeos indicando lugares, programações e publicidades para marcas e estabelecimentos.
Confeitaria virtual
Com essa onda crescente, a maneira com que as pessoas experienciam o que está na moda na gastronomia mudou. Os conteúdos audiovisuais juntam um visual marcante e áudios que apelam ao desejo de saborear os alimentos.
A influencer Ju Ferraz, por exemplo, mostra receitas diversas de doces em sua conta no Instagram, que já alcançou 1,7 milhão de seguidores. Além de mostrar sua rotina diária, a produtora de conteúdo levou sua confeitaria para o TikTok, com 434 mil seguidores.
Por isso, confeiteiros que possuem um estabelecimento ou fazem vendas por delivery devem apostar nas redes para alavancar o seu negócio, buscando mostrar aos usuários seu talento e vender o produto a partir de imagens atraentes.
Conteúdos virais
Os doces que viralizam começam a fazer parte das vitrines de confeitarias, e a procura por eles vai às alturas. Recentemente, a fama do morango do amor, uma versão da maçã do amor com morangos cobertos, disparou a venda em confeitarias de todo o país.
A capacidade das redes sociais de chamar a atenção do público e gerar desejo e vendas é poderosa para o cenário da confeitaria. Apostar em vídeos curtos e chamativos de doces cremosos, como o merengue, por exemplo, é uma boa opção para fazer um conteúdo tentador.
Outras opções populares incluem doces em potes, palhas italianas, cookies, tortas e até sobremesas híbridas, que misturam duas modalidades, como o “brookie”, uma junção do brownie com o cookie.
Assim, o sucesso da confeitaria vai além do sabor, pois é preciso saber apresentar e divulgar os quitutes. As estratégias digitais são importantes meios para aumentar vendas e angariar clientes.