sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Complicação rara e grave da gripe pode afetar crianças saudáveis; entenda

CNN por CNN
20/08/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
Taxa de vacinação contra a gripe em crianças segue baixa, enquanto casos da doença nessa faixa etária aumentam • Cristine Rochol/PMPA

Taxa de vacinação contra a gripe em crianças segue baixa, enquanto casos da doença nessa faixa etária aumentam • Cristine Rochol/PMPA

CompartilharCompartilhar

Todos sabemos que a gripe é uma infecção viral comum e séria, mas é sempre bom lembrar disso antes da próxima temporada de gripe, que normalmente começa em outubro.

Entre outubro de 2024 e maio de 2025, houve uma estimativa de 47 a 82 milhões de casos de gripe nos Estados Unidos, resultando em aproximadamente 610 mil a 1,3 milhão de hospitalizações, segundo projeções preliminares do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

ARTIGOSRELACIONADOS

Divulgação SES-TO

SES-TO fortalece as ações de vigilâncias com o uso de drones

19/12/2025
Foto: Getty Images

Saiba como o excesso de telas afeta as habilidades motoras de crianças

19/12/2025

A maioria das mortes ocorre entre pessoas idosas, mas crianças também podem morrer em decorrência da gripe. O CDC estima que, a cada temporada, o número de óbitos de crianças relacionados à gripe varia geralmente entre 37 e 199

Agora, um novo estudo publicado na JAMA analisou uma complicação rara, porém grave, que pode ocorrer em crianças infectadas pelo vírus da gripe. Essa complicação, chamada encefalopatia necrosante aguda (ANE), apresenta uma taxa de mortalidade de 27%, mesmo com cuidados intensivos e tratamento, de acordo com a nova pesquisa.

Eu queria aprender mais sobre as complicações associadas à gripe, especificamente sobre a ANE, o que os pesquisadores descobriram em crianças com ANE e como ela pode ser prevenida. Além disso, o que pais e famílias devem saber antes da próxima temporada de gripe?

Para responder a essas questões, conversei com a especialista em saúde da CNN, Dra. Leana Wen. Wen é médica emergencista e professora associada clínica na Universidade George Washington. Ela também já atuou como comissária de saúde de Baltimore.

CNN: Quais são as complicações associadas à gripe? Quem corre maior risco?

Dra. Leana Wen: A maioria das pessoas que contraem gripe se recupera sem complicações. Elas podem passar dias ou até semanas com febre, nariz escorrendo, dor de cabeça e fadiga, mas esses sintomas geralmente desaparecem sem deixar consequências de longo prazo.

Algumas pessoas, porém, apresentam complicações que podem levar a doenças graves ou até mesmo à morte. Essas complicações incluem pneumonia, infecções nos seios da face e no ouvido, condições cerebrais e neurológicas, além da piora de problemas de saúde já existentes, como doenças cardíacas e renais.

As pessoas com maior risco de complicações da gripe incluem indivíduos com 65 anos ou mais, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. Além disso, há uma variedade de condições médicas crônicas que aumentam o risco, como doenças pulmonares crônicas, diabetes, doenças cardíacas, distúrbios hepáticos, disfunções renais e qualquer condição que comprometa o sistema imunológico.

CNN: O que exatamente é a ANE e quão comum ela é?

Dra. Leana Wen: A ANE é uma condição rara, mas muito grave, que ocorre como resultado da infecção pelo vírus da gripe. Ela provoca inflamação e inchaço no cérebro e pode levar a convulsões, alteração do nível de consciência, coma, danos cerebrais permanentes e até morte.

Não se sabe exatamente quão comum é essa condição ou se a sua incidência tem mudado nos últimos anos. Ela também pode ocorrer após outras infecções virais, mas está mais fortemente associada à gripe — e, com maior frequência, em crianças.

CNN: O que os pesquisadores desse estudo descobriram sobre crianças com ANE?

Dra. Leana Wen: Eles buscaram informações em hospitais pediátricos dos Estados Unidos e em agências de saúde pública sobre casos de ANE pediátrica tratados entre outubro de 2023 e maio de 2025. No total, foram incluídas 41 crianças com ANE relacionada à gripe.

A idade média dessas crianças era de 5 anos, e cerca de 3 em cada 4 eram previamente saudáveis. É importante destacar que apenas 16% daquelas com histórico vacinal disponível haviam recebido a vacina contra a gripe naquela temporada.

Todas essas crianças ficaram gravemente doentes e todas desenvolveram encefalopatia, ou seja, alteração na função cerebral. Sessenta e oito por cento tiveram convulsões. A maioria apresentou anormalidades na contagem de plaquetas, nas enzimas hepáticas e na composição do líquido espinhal.

A maioria dos pacientes recebeu uma combinação de terapias, incluindo esteroides e imunoglobulinas. Entre os 41 pacientes analisados, 11 morreram. O período médio entre o início dos sintomas e a morte foi de apenas três dias; a maior parte das crianças que faleceram apresentou um inchaço cerebral tão grave que a pressão deslocou o cérebro para baixo, comprimindo áreas vitais responsáveis pelo controle da respiração e da função cardíaca.

Com exceção de uma, todas as crianças que morreram não haviam recebido a vacina mais recente contra a gripe. Entre os sobreviventes incluídos na análise, 63% apresentaram pelo menos algum grau de deficiência moderada.

A primeira conclusão para mim é que a ANE, embora rara, é extremamente grave, com alta morbidade e mortalidade. Ela pode ser fatal em um curto período de tempo, o que significa que o diagnóstico e o tratamento rápidos são essenciais. Em segundo lugar, a maioria das crianças com ANE era previamente saudável. Em terceiro lugar, embora algumas crianças vacinadas também tenham adoecido, a maioria das crianças com ANE — e quase todas as que morreram — não havia recebido a vacina contra a gripe naquela temporada.

CNN: Como a ANE pode ser prevenida?

Dra. Leana Wen: Não se sabe por que a maioria das pessoas que contraem a gripe nunca desenvolve ANE, enquanto algumas desenvolvem. Também não se sabe se há algo que possa ser feito, uma vez que alguém contrai a gripe, para prevenir a ANE.

O que se sabe é que tomar a vacina contra a gripe reduz a chance de contrair a doença e de ficar gravemente doente em decorrência dela. Este estudo publicado na JAMA também sugere que a vacinação diminui a probabilidade de desenvolver ANE e de morrer por causa dela. O artigo e um editorial acompanhante ressaltam a importância de todos estarem com a vacinação contra a gripe em dia.

CNN: O que mais os pais e familiares devem saber antes da próxima temporada de gripe?

Dra. Leana Wen: A gripe é uma doença comum que pode causar complicações sérias, inclusive em pessoas previamente saudáveis. Tomar a vacina contra a gripe ajuda tanto a reduzir a chance de contrair a doença quanto a diminuir a probabilidade de desenvolver complicações.

O CDC recomenda a vacina contra a gripe para praticamente todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais. Os pais devem garantir que seus filhos recebam a vacina no outono e que eles próprios, assim como os demais familiares, também estejam vacinados.

É claro que a gripe não é a única doença respiratória contagiosa que pode se espalhar nos meses de outono e inverno. É importante que pessoas com febre e sintomas respiratórios ativos se mantenham afastadas de outras pessoas, especialmente daquelas mais vulneráveis a doenças graves.

Uma boa higiene das mãos pode reduzir o risco de transmissão de doenças contagiosas, assim como tomar precauções, como usar máscara em ambientes internos e lotados.

Anterior

Mounjaro, Ozempic e cia: quem realmente precisa usar canetas para emagrecer

Próximo

Bactérias podem ser usadas para fazer vírus combater tumores; entenda

Próximo
Pesquisadores "esconderam" vírus dentro de bactérias para enganar o sistema imunológico e ajudar na destruição de células cancerígenas • Frender/Getty Images

Bactérias podem ser usadas para fazer vírus combater tumores; entenda

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus

19/12/2025
Tocantins

Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025

19/12/2025
Tocantins

Alteração em lei aprovada por deputados facilita criação de regiõesmetropolitanas

19/12/2025
Tocantins

Luciano Oliveira comemora aprovação da Política de Incentivo à Produção Leiteira no Tocantins

19/12/2025
Tocantins

Assembleia Legislativa aprova novas regras para descontos eparcelamentos do IPVA no Tocantins

19/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025
Palmas

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
Palmas

Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

19/12/2025
Palmas

Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º salário do funcionalismo

19/12/2025
Palmas

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas

19/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade
  • Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
  • Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Governador Wanderlei Barbosa entrega do Cartão AlimenTO, que garante um benefício mensal de R$ 250 para compra de alimentos; Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.