Fazer uma horta orgânica em casa, sem agrotóxicos com frutas frescas, temperos à mão e ervas é o desejo de muitos, mas que para ser executado exige preparação e dedicação. Sabemos que o sol é o fator mais importante nesta empreitada, mas com pelo menos 4 horas de luz diária, já é possível colher bons resultados, então, a Globo Rural separou algumas dicas importantes para ter uma horta orgânica produtiva.
1 – Preparar o solo
O primeiro passo para montar uma horta orgânica em casa é começar deixando a terra bem aerada, isso é necessário para que as plantas absorvam melhor os nutrientes. Ela também deve estar solta o bastante para que se possa adubá-la e começar a plantar. Prefira adubar nos meses quentes, entre setembro e março e use, claro, adubos orgânicos.
2 – Fazer uma composteira
Plantas precisam de uma terra rica em nutrientes para crescer, mas fertilizantes químicos são prejudiciais ao meio ambiente. Você pode adubar a terra da sua horta com o húmus, feito de matéria orgânica que resulta da compostagem, que é muito simples de fazer. Outra dica é adicionar borra de café, que oferece diversos nutrientes para a planta.
3 – Escolher suas plantas
Cada espécie de planta tem seu clima ideal para crescer, então sua horta terá mais sucesso se você escolher os vegetais ideais para sua região. Por exemplo, o rabanete cresce melhor no frio, enquanto a berinjela é mais fácil de ser cultivada em lugares quentes. É importante acompanhar as datas corretas para o plantio de cada produto.
Segundo o CPT (Centro de Produções Técnicas), existem quatro tipos básicos de hortaliças e ter pelo menos uma de cada tipo em seu prato proporciona uma riqueza de sabores e nutrientes:
- Hortaliças folhosas: espécies como alface, almeirão, rúcula, chicória, brócolis e couve-manteiga e couve-flor;
- Frutos: abobrinha, abóbora, quiabo, pepino, pimentão, tomate, jiló, feijão-vagem e chuchu;
- Hortaliças tuberosas: cenoura, beterraba, rabanete, cará, inhame e batata-doce;
- Condimentares: alho, cebola, cebolinha, salsa, hortelã, manjericão e coentro.
4 – Regue com frequência
Os melhores horários para regar sua horta orgânica são os menos quentes do dia (antes das 10h e depois das 16h), assim as plantas absorvem melhor a água. Procure regar as raízes e não apenas as folhas.
O Sol é importante para o desenvolvimento das plantas, porém é necessário prestar atenção. As gotas de água na superfície das folhas, quando irradiadas pelo Sol, produzem um efeito igual a uma lente, queimando as folhas. Regue sua horta com bastante água uma ou duas vezes por semana e com menos água nos outros dias, apenas para manutenção. Você pode reaproveitar a água da chuva.
5 – Colha seus frutos
Quando seu trabalho der frutos, colha-os nas horas menos quentes do dia, para que a planta perca menos água. Retire sem danificar a planta, evite puxar com força ou danificar a raiz, optando por fazer a remoção com tesoura, se possível.