Uma aula-show diferenciada, cheia de criatividade e muito humor. Assim foi a roda de conversa com o poeta e jornalista Zacarias Martins, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 12, para os acadêmicos da Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (UNIIAL), que é um curso de extensão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, e que teve como tema “A importância da melhor idade na centralidade da cultura por meio da literatura”.
Essa roda de conversa com Zacarias Martins integra a movimentada programação do 4º Seminário de Políticas Culturais, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins, cuja abertura oficial acontece nesta quinta-feira, na Praça Céu, e prossegue até sexta-feira.
Bibliotecas Vivas
A roda de Conversa com Zacarias Martins foi uma formação especial para os acadêmicos da melhor idade, chamado por ele como “Bibliotecas Vivas”, pois ao longo de suas existências, essas pessoas acumularam muito conhecimento e, por isso mesmo, têm um papel fundamental na formação de leitores críticos, especialmente, junto ao público infantil, que consome muita informação digital, mas não absorve conhecimento adequado.
Uso excessivo de celular
Martins alertou para os danosos efeitos colaterais pelo uso excessivo de aparelho celular, especialmente, por parte das crianças.
Segundo ele, as crianças podem ficar cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis para se divertir, socializar ou aliviar o tédio. “Esse comportamento de uso excessivo de celular pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de causar dificuldades de autorregulação e autocontrole”, ressalta.
Zacarias Martins defende que as pessoas idosas convivam mais com as crianças e as estimulem à leitura do livro físico, de forma prazerosa, para que no futuro possamos conviver com adultos que não sejam alienados, dependentes das telas digitais.
Linguagem Lúdica
Ao término da roda de conversa, a professora Domingas Monteiro de Sousa, idealizadora e Coordenadora da UNIIAL, afirmou que a palestra do escritor Zacarias Martins veio para alegrar a tarde dos estudantes, pois foi repleta de conhecimentos culturais e literários, ditas numa linguagem lúdica que provocou a participação e animação dos ouvintes.
Gostinho de quero mais
Já a escritora Martha Vieira, professora do curso de História da UFNT e membro da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), que participou da palestra, fez questão de afirmar que gostou muito do conteúdo didático apresentado por Zacarias Martins. “Foi uma aula-show com destaque para a animação do palestrante e da sua interação com os estudantes da UNIIAL. Esperamos que ele volte mais vezes para nos brindar com as suas animadas apresentações e compartilhar seus conhecimentos”, finalizou.
Sobre o Comitê
O Comitê de Cultura no Tocantins é fruto de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Além da sede que fica em Palmas, sob a com a coordenação geral de Kaká Nogueira, Wanderson Ramos e de uma equipe gestora, o órgão que integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, conta com representação em Gurupi, com atuação para as regiões sul e sudeste, bem como, em Araguaína, com atuação em todo o norte do Tocantins.