O presidente da China, Xi Jinping, será recebido em Brasília, nesta quarta-feira (20), para uma visita de Estado.
O encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorre após a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, onde o líder chinês também marcou presença.
Na capital federal, os mandatários vão estreitar relações bilaterais e coordenação sobre tópicos regionais e multilaterais.
Agendas
O presidente Xi Jinping chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (19). As atividades oficiais terão início no Palácio da Alvorada, onde haverá uma reunião restrita e outra ampliada.
Na sequência, uma cerimônia de assinatura de atos e uma declaração à imprensa dos dois líderes. Em seguida, haverá um almoço oferecido pelo presidente Lula no Palácio da Alvorada.Play Video
Na noite do dia 20, no Palácio Itamaraty, haverá um jantar que encerra a visita oficial. O presidente chinês deixa o país no dia 21.
Segurança
A visita do presidente da China a Brasília mobiliza forças de segurança e inteligência, com monitoramento de redes sociais, reforço policial em sete pontos da capital federal e bloqueio marítimo do Lago Paranoá.
Há ainda preocupação com possíveis “bonecos infláveis hostis”. De acordo com um documento do governo do Distrito Federal obtido pela CNN, a comitiva chinesa contará com cerca de 25 veículos.
A segurança dos deslocamentos será garantida pela Polícia Federal (PF) com suporte de militares.
Nesta terça-feira (19), um grupo de chineses se concentrou em frente ao hotel onde está hospedado o líder chinês. A expectativa é de que o movimento se repita nesta quarta-feira (20).