O Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, realizou, nesta sexta-feira, 29, atividades de conclusão do projeto Bioblitz com o tema “A ciência no dia a dia”. O público-alvo foram estudantes da unidade escolar e comunidade local, além de estudantes das escolas municipais.
O objetivo principal do trabalho é demonstrar conceitos científicos de forma prática e envolvente, além de estimular o pensamento crítico, a criatividade na promoção do trabalho em equipe.
Cada turma, estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, apresentou atividade diferente como a relevância das ações humanas para a preservação do meio ambiente; conscientização para o descarte adequado de resíduos; complexidade do sistema solar, biodiversidade, a importância da reciclagem, práticas sustentáveis, saúde e qualidade de vida.
Os experimentos elucidativos, desenvolvidos com as ações, permitiram a compreensão prática dos conceitos fundamentais para a compreensão mais aprofundada da biologia, química, física e ciências, como área de conhecimento abordada.
As apresentações com os resultados dos trabalhos ocorreram de forma interativa por meio de stands, facilitando a troca efetiva de conhecimentos entre alunos e professores.
A professora de Biologia e coordenadora da área de Ciências da Natureza, Silvana de Sousa Ferreira, comentou sobre o evento.
“Cada estudante se dedicou a investigar temas de grande relevância, aplicando conceitos científicos para resolver problemas reais. Estou orgulhosa de ver o envolvimento e a inovação demonstrada pelos nossos estudantes, especialmente em projetos que abordam temas para a construção de um ambiente ecologicamente equilibrado”, destacou.
O estudante Fabio Mateus, do 7º ano do ensino fundamental, disse que é a primeira vez que participa do evento.
“É uma oportunidade incrível para todos os alunos mostrarem suas ideias e projetos criativos. É um momento em que podemos explorar diferentes áreas do conhecimento, desde biologia e química até tecnologia e meio ambiente”, afirmou.
A professora de Ciências, Karynne Vargas Melo, destacou a importância do evento para a construção do conhecimento.
“É um evento desafiador, mas é gratificante ver os estudantes envolvidos e empenhados em apresentar aquilo que eles mesmos construíram. Eu me sinto realizada em uma ação como essa”, concluiu.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Estudantes explicam atividades utilizando conceitos científicos de forma prática – Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins file_download
Estudantes demonstram experimentos em ciências durante finalização de projeto – Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins file_downlo