A quinta-feira (4/12) deve ser novamente de chuva em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões estão sob alerta de chuvas intensas ou tempestades. Os estados de Minas Gerais e Espírito Santo estão sob aviso metereológico de grande perigo para acumulado de chuva.
Conforme o alerta vermelho emitido pelo órgão, a chuva durará até o final do dia e pode ultrapassar os 100 mm em 24 horas.
Apesar da precipitações, as temperaturas seguem elevadas. No Rio de Janeiro, a máxima deve ser 28°C para capital fluminense. No estado de São Paulo, por sua vez, as temperaturas serão mais amenas, com pancadas de chuva isoladas. Na capital, o termômetro marca até 25ºC.Play Video
Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o tempo se mantém firme, com pouca nebulosidade e sem chances de chuva. A cidade de Porto Alegre terá máxima de 29°C, enquanto Curitiba e Florianópolis, 25°C.
A região terá uma manhã mais fria, entre 12°C e 14°C, por conta da amplitude térmica. Ao longo do dia, no entanto, a temperatura aumentará e, na parte da tarde, aquecerá ainda mais.
Já no Centro-Oeste, todos os estados e o Distrito Federal estão sob alerta de perigo para tempestades e chuvas intensas. Em Brasília, a máxima será de 24ºC e em Cuiabá, 33ºC.
O Inmet também alerta para possibilidade de pancadas no Maranhão e nas regiões sul e oeste da Bahia, com chuva de até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem atingir 60 km/h. O sol prevalece em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com máximas de até 31°C entre as capitais.
No Norte, as tempestades se estendem do Amazonas ao Pará, além de áreas de Roraima, Amapá e Tocantins. Apesar da chuva, o calor persiste na região. Capitais como Palmas (TO), Manaus (AM) e Boa vista (RR) terão máxima de 29°C, 33°C e 34°C, respectivamente.
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).







