A Secretaria de Cidadania e Justiça recebeu a doação de livros que serão destinados às unidades socioeducativas do Estado. A iniciativa visa ampliar o acesso à leitura e incentivar a formação educacional e cultural de jovens e adolescentes em cumprimento de medida. A ação faz parte do projeto “Fazendo Justiça”, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a Editora Record. Os livros recebidos serão distribuídos entre as dez unidades socioeducativas do Estado.
A entrega da doação dos livros foi realizada nesta sexta-feira, 11, e contou com a presença do secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, da superintendente do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, do Juiz Ariano Gomes, da assistente Técnica Estadual do Programa Fazendo Justiça, Lívia Rebouças, chefes de unidades socioeducativas, agentes socioeducativos, além de outros servidores do sistema.
As obras literárias recebidas contemplam diversos gêneros e faixas etárias, contribuindo para a diversidade do acervo disponível aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas. O Secretário Deusiano Amorim, reforçou a importância do acesso à cultura para os internos do sistema socioeducativo como instrumento de transformação social e reafirmou o compromisso da secretaria com o investimento em cultura.
“Nós somos gratos pela parceria que possibilitou mais essas obras literárias para os jovens e adolescentes. Nós temos mais um valor para aporte a ser investido na Cultura, que é uma das peças-chave para a reinserção dos socioeducandos de forma plena, contemplando todos os aspectos sociais”, enfocou o secretário.
De acordo com a superintendente Zeroildes Miranda, a oferta de livros “vai melhorar a oferta de leitura para a nossa comunidade socioeducativa como um todo”. Segundo a superintendente, o projeto de sociocultura já entregou mais de 400 livros e agora recebe mais de 300 para melhorar ainda mais o acervo das unidades socioeducativas.