A chegada de um ciclone extratropical junto à formação de uma frente fria provocam chuva forte em quase todo o país nesta terça-feira (9/12). As tempestades e temporais atingem principalmente os estados do Sul do país, que estão sob alerta vermelho, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podem ter chuvas com volumes superiores a 100 mm/dia e ventos acima de 100 km/h, além de queda de granizo. O Inmet também alerta para a presença dos ventos costeiros em cidades como Florianópolis (SC), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).
Segundo o órgão, o clima está sendo afetado pelo deslocamento de um centro de baixa pressão que atinge o oceano e forma mais de ciclone extratropical, que favorece as rajadas de vento. Já a frente fria, que se forma ao mesmo tempo, intensifica as pancadas de chuva.Play Video
Estados sob alerta
Conforme o Inmet, 20 estados do país estão sob alerta para chuvas. O Sul do país está sob alerta máximo, já a região centro-sul tem avisos de perigo e perigo potencial para as chuvas intensas. O Norte deve ter tempo abafado e chuvoso. Apenas o sertão do Nordeste não deve ter chuvas e corre risco de baixa umidade.
O Sudeste, por exemplo, tem alerta de perigo potencial. As pancadas estarão acompanhadas por ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. A máxima é de 33°C para capital fluminense, 30°C para Vitória (ES), 26°C Belo Horizonte (MG) e 24°C para São Paulo.
A previsão é de tempo abafado e chuvoso para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O termômetro marca máxima de 34 °C, 30 °C e 28 °C em capitais como Manaus (AM), Palmas (TO) e Cuiabá (MT), respectivamente.
No Nordeste, a baixa umidade relativa do ar estará presente em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As altas temperaturas prevalecem na região e a máxima chega a 31°C em Fortaleza (CE) e 30°C em Natal (RN) e Recife (PE).
Alertas do Inmet
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).







