Depois de um ano de aprendizado, ensaios e apresentações, os alunos do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) têm a oportunidade de brilhar na Mostra Artística de encerramento de 2024. A mostra terá início na segunda-feira, 11, com a apresentação do projeto Casulo, seguido de show da Orquestra Buriti, no dia 12; show da Small Band, dia 13, e apresentação do Coral Municipal de Palmas, no dia 14. Todos os espetáculos serão realizados no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, na quadra Arse 132 (1306 Sul), às 20 horas.
Os ingressos no valor de R$ 20 podem ser adquiridos na Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho ou no local do evento. Este valor será convertido em ações dos projetos visando à manutenção de equipamentos, figurinos, instrumentos. Como contrapartida será ofertada entrada gratuita para crianças abaixo de 10 anos e para Pessoas com Deficência (portando documentos de identificação).
As demais apresentações da Mostra, que terá 20 dias de programação, serão realizadas gratuitamente, nos polos do Centro de Criatividade no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho; Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém; Pracinha da Cultura e Casa de Cultura Professora Maria dos Reis.
Programação – Auditório da ETI Almirante Tamandaré
11/11 – Projeto Casulo – Rua dos Cataventos
O espetáculo ‘Rua dos Cataventos’, do Projeto Casulo, abrirá a Mostra Criativa na segunda-feira, 11, às 20 horas. ‘Rua dos Cataventos’ apresenta a rotina e as vivências do cotidiano dos moradores de rua, a maioria crianças. Com a utilização da poesia, da dança, do canto e da intepretação, aborda temas fortes e sensíveis permitindo que, por meio do uso criativo da linguagem, os alunos exprimam seu lado poético.
O projeto Casulo foi criado em 2022, na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu, sob orientação do professor Felipe Trindade com o objetivo de resgatar a Cultura Tradicional e Popular, como as danças de roda, as danças de coco, a catira, cavalo marinho, xaxado, baião, entre outras manifestações culturais que se aproximem do objetivo do projeto.
Participam do projeto aproximadamente 60 alunos, dividido em três fases: Casulo 1 (crianças), Casulo 2 (adolescentes) e Casulo 3, adultos que participam de uma formação no teatro, dança e na música.
12/11– Orquestra Buriti Show ‘Do Samba ao Pop’
O Show ‘Do Samba ao Pop’ marca o retorno da Orquestra Buriti aos palcos de Palmas com as mesmas características que sempre foram suas marcas: sonoridade impactante, alegria e qualidade técnica na execução de repertórios inéditos e inovadores. Formada por músicos profissionais residentes na Capital e atuantes em outras frentes de trabalhos, a Orquestra Buriti é uma Big Band criada em 2006 pelo maestro Thiago Carmo Oliveira com foco no repertório de música brasileira (mas não somente neste repertório) arranjada para esta formação instrumental. O grupo realizou inúmeros concertos nas principais atividades e eventos artísticos da cidade ao longo de sua história como: Banco do Brasil Cultural, aniversários da cidade, concertos temáticos no Theatro Fernanda Montenegro, espetáculos musicais de Natal em parceria com grupos vocais, dentre outros eventos relevantes na vida cultural de Palmas. O grupo suspendeu suas atividades em 2014 e retorna 10 anos após com do ‘Samba ao Pop’.
13/11- Show ‘Clássicos & Dançantes’ – Small Band
Regida pelo maestro Kamuel Isaac, a Small Band é fruto do projeto ‘Prática em Conjunto’, da Fundação Cultural de Palmas, lançado em março de 2023. Neste ano, a orquestra apresentará o espetáculo ‘Clássicos e Dançantes’. Inspirada nas Big Bands, a banda traz em seu repertório, clássicos do jazz, soul e bossa nova, e também um pouco do rock e da MPB. Reunindo talentos nos vocais, cordas, bateria, teclas, sopros e regência, a Small Band conta, atualmente, com 17 integrantes.
14/11 – Concerto Brasileiríssimo – Coral Municipal de Palmas
Brasileiríssimo é o nome do concerto do Coral Municipal de Palmas, sob regência da maestrina Renate Stephanes e participação do pianista Milton Alexandre. Como o próprio nome sugere, o concerto apresentará músicas bem brasileiras, contemplando chorinho, samba, valsa brasileira, música amazonense e uma canção brasiliense, que traz a consciência das queimadas e da nossa responsabilidade de preservar nossos biomas.