domingo, 28 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Celebração da cultura tocantinense: “Portal Amazônico” promove duas noites de concertos musicais com incentivo da LPG

Projeto contemplado no edital Artes Tocantins 2023 terá entrada gratuita e interpretação em Libras

Ascom por Ascom
01/05/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Na próxima quinta, 2, e sexta-feira, 3, o projeto “Portal Amazônico” chega aos palcos do Sesc Tocantins para promover a música regional e o cancioneiro local, celebrando a autenticidade da cultura tocantinense. O projeto é um dos contemplados no valor de R$ 50.000,00, no módulo III da categoria Linguagens Artísticas – Música do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022). As apresentações acontecem a partir das 19h30, na unidade da 502 Norte, em Palmas. 

Com vocais de Lucimar, um dos principais nomes da música popular do estado, o projeto terá no instrumental a Orquestra Viva Música, com orquestração do repertório feita por Willames S. da Costa, produção executiva de Eduardo Andrade e regência e direção geral do maestro Bruno Barreto. Assim como a canção que lhe dá título, o concerto “Portal Amazônico” trará músicas que abordam a rica cultura e as belezas naturais do Tocantins, com as composições Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Nota de Pesar – Moisés Avelino

27/12/2025

Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”

27/12/2025

A expectativa da Associação Viva Música, proponente contemplada no edital, é de impactar nas esferas culturais, comunitárias e sociais. Assim, tornar a cultura mais acessível ao proporcionar oportunidades de participação em eventos, e promover a apreciação e valorização da música regional estão entre os resultados desejados. “Espera-se que o público palmense desenvolva uma maior apreciação pela música do cancioneiro regional, reconhecendo autenticidade, diversidade e valor cultural”, explica o maestro Bruno Barreto. A ideia é promover a identidade local e o pertencimento à cidade e ao Estado, através da identificação com a cultura e histórias compartilhadas por meio das músicas da terra.

Além dos espetáculos musicais, o projeto oferecerá uma palestra gratuita para estudantes e professores da rede pública de ensino, com o tema “Viola de Buriti, instrumento musical característico da cultura tocantinense”. Estima-se a participação de 80 pessoas, com local e data a serem definidas e divulgadas futuramente. 

Para mais informações, acesse as redes sociais @orquestravivamusica e @associacaovivamusica.

Orquestra Viva Música

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical (OCA Musical), o corpo artístico Orquestra Viva Música é vinculado à Associação Viva Música, surgindo da necessidade do fomento à prática e fruição da música instrumental de concerto. Com enfoque em atividades culturais tocantinenses, o grupo participa do Sesc Partituras (parceria com o Sesc Tocantins); Sexta cultural (parceria com ADTUR); Quarta Clássica (parceria com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Hospital Geral de Palmas); e projeto Orquestra Viva Música: Tocantins em Concerto, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Lucimar

Lucimar é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, arranjador e criador de jingles. Natural de Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, atuou por mais de 30 anos em São Paulo como músico e produtor musical e há 20 anos está radicado em Palmas como diretor do projeto “AmazoniCanToria”. Conhecido nacionalmente, possui um acervo de mais de 300 títulos interpretados por artistas renomados como Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.

Serviço

Concerto “Portal Amazônico” com Orquestra Viva Música e Lucimar

Quando: 2 e 3 de maio

Onde: Teatro Sesc Palmas, 502 norte

Horário:  A partir das 19h30

Entrada gratuita

Ficha Técnica

Direção artística: Bruno Barreto

Realização: Associação Viva Música

Cantor convidado: Lucimar

Orquestração: Willames Costa

Coordenação Geral: Fábio Bruniel

Produção executiva: Eduardo Andrade

Coordenação Administrativa: Maxley Morato

Coordenação de Comunicação: Cinthia Abreu

Técnico de Som: Daniel Mangaba

Técnico de luz: Charles Nunes

Filmmaker: Rafael Motta

Designer Gráfico: Ana Bernhard

Intérpretes de Libras: Thallyta Teixeira Silva / Luan Crispim de Andrade

Orquestra Viva Música

Maestro e saxofone tenor: Bruno Barreto

Saxofone alto: Lucas Fernandes

Saxofone alto e clarineta: Gutenberg Nicácio

Saxofone tenor e flauta transversal: Wallas Alves

Saxofone barítono: Gilberto Gonzaga

Trombone: Emmanoel Cruz; Kayo Bruno e Willian Del Sarto

Trompete: Sidney Victor e Wedison Monteiro

Trompete e trompa: Wilton Monteiro

Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo

Guitarra e violão: Iogo Landinho

Bateria/percussão: Matheus Les

Piano: Dênnys S. Santos Dourado

Anterior

Equipe do Tocantins conquista 1º lugar em categoria da maior competição de Crossfit da América Latina 

Próximo

Gabigol volta ao Ninho e é recebido com aplausos pelo estafe do Flamengo

Próximo

Gabigol volta ao Ninho e é recebido com aplausos pelo estafe do Flamengo

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Educação

Educação do Tocantins avança e entra no top 10 nacional da frequência escolar em 2025

27/12/2025
Política

Após caso Silvinei, Moraes decreta prisão domiciliar de Filipe Martins

27/12/2025
Educação

Estudantes do Tocantins conquistam 43 medalhas na 20ª edição da OBMEP

27/12/2025
Agricultura e Pecuária

TCP atinge movimentação recorde de contêineres em 2025

27/12/2025
Agricultura e Pecuária

Paraná deve colher 4,4 milhões de toneladas de mandioca

27/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Nota de Pesar – Moisés Avelino

27/12/2025
Tocantins

Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”

27/12/2025
Tocantins

Com mais de 9 mil itens, Assaí inaugura primeira loja em Araguaína

27/12/2025
Educação

Inscrições ao Sisu/2026 começam dia 19/01; Sistema utilizará notas dos 3 últimos Enem

27/12/2025
Tocantins

Correios não terão atendimento nas agências no feriado de Ano Novo

27/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nota de Pesar – Moisés Avelino
  • Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”
  • Com mais de 9 mil itens, Assaí inaugura primeira loja em Araguaína

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Nota de Pesar – Moisés Avelino

27/12/2025

Wanderlei visita mais uma escola que ficou sem andamento e lamenta: “100 obras paralisadas pelos interinos”

27/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.