O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA) Glória de Ivone está com inscrições abertas para a 4ª turma do curso de Protagonismo Político e Cultural. O curso será realizado no setor Jardim Taquari, região sul de Palmas. Serão disponibilizadas 40 vagas para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, que irão aprender mais sobre os direitos da infância e adolescência. Cada participante receberá uma bolsa-auxílio mensal de R$ 70,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de agosto de 2024, por meio de formulário eletrônico disponível no site da organização.
De acordo com a coordenadora de projeto do Cedeca, Bárbara Xavier, essa iniciativa é uma forma de facilitar o conhecimento e o acesso das crianças e adolescentes aos seus direitos fundamentais, e de impulsionar a participação nas políticas públicas.“Queremos que eles e elas tenham suas vozes fortalecidas e sejam protagonistas de suas próprias histórias, compreendendo e reconhecendo seus direitos e as formas de acessá-los e de se autoprotegerem”, afirma.
Para a adolescente Maryany da Silva, integrante da 3ª turma, conhecer o Cedeca e participar do curso foi uma experiência marcante em sua vida. “O Cedeca é muito legal. Eu aprendi meus direitos e a protegê-los quando violados. É muito bom saber dessas coisas e poder compartilhar com outras crianças e adolescentes. Espero que o Cedeca continue levando conhecimentos para outras pessoas”, relata.
O curso faz parte do programa CUIDAR, desenvolvido em parceria com a Kindernothilfe (KNH) e KZE/MISEREOR, e do projeto Esperançar, apoiado pela Secretaria de Educação do Estado. Para se inscrever, é necessário preencher o Google Formulário e enviar a documentação solicitada para o WhatsApp do CEDECA: (63) 99932-2007. É importante que os responsáveis legais estejam cientes das condições de permanência, incluindo a participação das famílias em atividades promovidas pela organização, conforme detalhado no formulário de inscrição.
Sobre o curso
O curso de Protagonismo Político e Cultural tem como objetivo formar crianças e adolescentes para serem protagonistas em suas comunidades. Com duração de três meses e encontros semanais de três horas, o curso trabalha temáticas como identidade e autoimagem, direitos de criança e adolescente, segurança na internet, diversidades, saúde mental e autoproteção.
Faça sua inscrição: https://forms.gle/2oWqvsxeVpA1nenr7
Programa CUIDAR
Desde seu lançamento, o Programa CUIDAR tem se dedicado à construção de novas abordagens focadas no cuidado ampliado, promovendo a integração das práticas profissionais e fortalecendo a rede de proteção e o protagonismo infantojuvenil. O objetivo é garantir um atendimento integral, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O programa é voltado para o território do setor Jardim Taquari e estará em vigor até o final de 2027. Durante esses cinco anos, serão realizadas 26 atividades, atendendo cerca de quatro mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores e profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.