Filho de peixe, peixinho é! O cavaleiro Felipe Mariano, de 28 anos, conquistou o título da Copa Rozeta Cutiano, principal campeonato nacional de montaria em cavalos, no último final de semana (14 a 17 de novembro) no 33º Rodeio Tavorense, em Joaquim Távora, no Paraná, repetindo o feito de seu pai, Altamiro Lima dos Santos, campeão em 2019.
Pela vitória, o sul mato-grossense da cidade de Deodápolis ganhou um prêmio inédito: uma casa equipada com energia solar no valor de R$ 200 mil.
Com 10 vitórias ao longo da temporada, Felipe chegou à decisão com uma boa vantagem sobre os concorrentes e, mesmo não indo bem na etapa final (vencida por Luiz Henrique de Almeida, de Piracicaba), escreveu seu nome na galeria de campeões da Copa Rozeta Cutiano.
O novo campeão, além de ter o pai como principal inspiração, também é sobrinho dos campeões José Mariano e Jair Honório, dois dos maiores nomes da história da disputa do cutiano no país.
“Eu sou muito grato a Deus por tudo que tem acontecido em minha vida e por este ano abençoado. Este título é a realização de um sonho, lutei muito para conquistar ele, cheguei perto outras vezes, tive momentos ruins, mas tudo acontece na hora que Deus permite e agora sou o campeão nacional,” declarou na arena o competidor emocionado.
Felipe aproveitou o clima festivo da arena para surpreender a namorada Raíssa, que também é de uma família tradicional do rodeio, com o pedido de casamento, que foi aceito.
Iniciada em novembro de 2023, a Copa Rozeta Cutiano 2024 teve 53 etapas em seis estados brasileiros, incluindo competições nas arenas mais famosas do país, e totalizou o recorde de R$ 1.833.000,00 em prêmios.
O campeonato nacional da Ekip Roseta, uma das ligas de rodeio mais importantes do país, também premiou Jeferson Caldeira Brant (Deodápolis-MS), que terminou em terceiro lugar, como o melhor estreante da temporada e escolheu José Lucas Dias (Mirassol-SP), de 17 anos, como peão revelação.
O evento no norte do Paraná teve ainda uma etapa de montaria em touros, vencida por Cristiano Cruvinel (Rio Verde-GO). A final nacional desta modalidade será realizada no início do próximo ano.