A sede do Monumento das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), situada em Bielândia, distrito de Filadélfia, na região norte do Estado, recebe a partir desta quarta-feira, 22 até sexta-feira, 24, a terceira etapa da Capacitação da Brigada Gavião Fumaça, com os brigadistas que atuam na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes de Araguaína e do Monaf. Promovida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE), o objetivo do evento é qualificar os profissionais em suas aptidões para as ações de prevenção e de combate aos incêndios de forma ágil e correta, bem como consolidar conhecimentos sobre a Unidade de Conservação (UC) em que atuam e as ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
Na quarta-feira, 22, a programação foi diversificada e contou com dinâmicas em grupo, de forma a integrar os brigadistas novatos e veteranos, em um ambiente acolhedor, preparando-os para o ciclo de palestras ministradas por técnicos do Naturatins, durante todo o dia. Dentre elas, estava a palestra sobre o Monaf, ministrada pelo supervisor da Unidade, Hermísio Alecrim.
Na ocasião, Hermísio explicou que o Monaf abriga os fósseis que constituem o mais importante registro Florístico Tropical-Subtropical Permiano do Hemisfério Sul, e destacou também a missão do monumento. “Proteger e conservar o patrimônio natural fossilífero e as diversidades biológicas e paleontológicas existentes no local”. Além disso, o supervisor trouxe de forma lúdica, por meio de um vídeo de animação, uma reflexão aos brigadistas sobre o quanto é importante o trabalho em equipe no combate aos incêndios florestais. “Para que possamos desenvolver de maneira eficiente nossas atividades, é fundamental que haja entrosamento, boa comunicação, conhecimento das técnicas e espírito de equipe, na solução dos problemas e eficácia no combate”, finalizou.
Para o brigadista Edmar Francisco Rocha essa troca de experiências permite que “os brigadistas entendam o quão valioso é o seu trabalho, e como trabalhar de forma integrada traz segurança e bons resultados na execução do combate”, concluiu.
Além disso, a inspetora ambiental do Naturatins, Ayranan Leite, ministrou uma palestra sobre a APA Nascentes de Araguaína.
Ainda na programação de quarta-feira, foi ministrada a palestra sobre Plano de Manejo, Zoneamento, Legislação e Licenciamento Ambiental dentro das UCs, ministrada pela técnica Perla Oliveira.
Programação
Quinta-feira, 23, no período da manhã
Palestra com o tema Introdução das condições climáticas: interferência das mudanças climáticas nos incêndios florestais, ministrada pelas técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Karoline Carvalho e Isabel Acker; e atribuições da brigada, ministrada pela supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz.
Quinta-feira, 24, no período da tarde
Aulas práticas de geoprocessamento e uso de GPS, ministradas por Vanderson Rodrigues, inspetor de Recursos Naturais do Naturatins e Erivaldo Martins, fiscal ambiental.
Sexta-feira, 24, no período da manhã.
Palestra: Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e primeiros-socorros
Palestrantes:
Cabo Alan – Alan Douglas Vila de Morais
Instituição: Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Sexta-feira, 03, à tarde
Palestra: Prática das Estratégias de Combate aos Incêndios Florestais e MIF
Instituição: Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Palestrante: Soldado Cardoso – Adalto Pereira Cardoso
Comentários sobre este post