A capacidade de armazenamento do país registrou alta de 2,1% no segundo semestre de 2024, em relação ao primeiro semestre do ano passado, para 227,1 milhões de toneladas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12/6) em sua Pesquisa de Estoques, referente aos últimos seis meses de 2024.
O instituto apurou que o número de estabelecimentos no período ficou em 9.511, no segundo semestre do ano passado, uma alta de 0,9% em relação ao primeiro semestre de 2024.
Por localidades, o Rio Grande do Sul contou com maior número de estabelecimentos de armazenagem (2.448) no segundo semestre de 2024. Já o Mato Grosso teve a maior capacidade, no período: 61,4 milhões de toneladas.
No segundo de semestre de 2024, tiveram aumento de capacidade, ante o primeiro semestre de 2024, as regiões Norte (alta de 7,5%), Nordeste (3,6%) e Centro-Oeste (1,2%). Já a região Sul não alterou o número de estabelecimentos, enquanto a região Sudeste teve queda de 0,4%, na capacidade.
Ao término do segundo semestre de 2024, os estoques de produtos agrícolas totalizaram 36 milhões de toneladas, uma redução de 19,3% frente às 44,6 milhões de toneladas de 31 de dezembro de 2023. Isso foi reflexo dos problemas climáticos que influenciaram o desenvolvimento da safra de 2024, afirmou o instituto.
Em relação aos cinco principais produtos agrícolas existentes nas unidades armazenadoras, os estoques de milho representaram o maior volume, com 17,7 milhões de toneladas. A segunda posição é ocupada por estocagem de soja (7,3 milhões), seguido por trigo (5,7 milhões), arroz (1,7 milhão) e café (900 mil). Esses produtos constituíam 92,4% do total estocado entre os produtos monitorados na pesquisa,.
Quanto ao tipo de infraestrutura de armazenagem, os silos predominam no país e alcançaram 120,5 milhões de toneladas no segundo semestre de 2024. Isso representa 53,1% da capacidade útil total, detalhou o IBGE. Em relação ao primeiro semestre de 2024, os silos apresentaram um acréscimo de 2,6% na capacidade, no segundo semestre de 2024.