terça-feira, 19 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Brasil deve virar maior produtor global de carinata, matéria-prima para SAF

Volume deve passar de 10 mil toneladas em 2024 para 100 mil toneladas neste ano, segundo a Nuseed, responsável por trazer as primeiras sementes da cultura ao Brasil

por Globo Rural
22/01/2025
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Área de teste de carinata irrigada no interior de São Paulo; segundo especialistas, cultura se adapta ao clima do Brasil — Foto: Divulgação

Área de teste de carinata irrigada no interior de São Paulo; segundo especialistas, cultura se adapta ao clima do Brasil — Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

Ainda pouco conhecida no Brasil, a carinata — planta da mesma família da canola —, vem ganhando espaço no país e deve ter aumento de 900% na produção este ano. O volume deve passar de 10 mil toneladas para 100 mil toneladas, segundo a Nuseed, multinacional australiana pertencente ao grupo Nufarm, responsável por trazer as primeiras sementes da cultura ao Brasil.

O crescimento acelerado da produção tem duas motivações: a carinata é usada como matéria-prima na produção de biocombustíveis, especialmente o SAF (Combustível Sustentável de Aviação), cuja demanda global é crescente, diante da meta do setor de aviação mundial de neutralizar 100% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Além disso, a planta é uma opção para a safrinha e a entressafra como cultura de cobertura para proteção do solo, gerando também receita.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto - Divulgação Adapec

Ação de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos inicia por Abreulândia

19/05/2026
As exportações de carne e derivados de bovinos em abril atingiram a maior receita mensal de 2026, de US$ 1,743 bilhão — Foto: Claudio Belli/Valor

Exportações de carne bovina cresceram em abril, mas fim da cota da China preocupa

19/05/2026

“A partir deste ano, o Brasil será o maior produtor de carinata do mundo”, afirma Philipp Herbst Minarelli, gerente de Carinata e Canola no Brasil e Paraguai da Nuseed. Segundo a empresa, o pré-lançamento da cultura aos produtores brasileiros, em 2024, atingiu uma área de 6.500 hectares. Para 2025, os contratos fechados apontam para o plantio de mais de 50 mil hectares, bem acima dos 30.260 hectares cultivados na Argentina em 2024, até então o país com maior área de carinata.

A Nuseed fomenta o cultivo por meio de contratos com produtores, e exporta a oleaginosa a países que já produzem biocombustível a partir da carinata, como a França.

De acordo com ranking da Nuseed — detentora do maior banco de germoplasma de carinata do mundo — , depois da Argentina vem o Uruguai, com 6.658 hectares, e países da União Europeia, com 1.351 hectares.

Vantagens brasileiras

Na avaliação de Minarelli, o grande trunfo do Brasil é o clima, que foi considerado ideal para o cultivo da planta, que se adapta bem às condições tropicais. Enquanto na Argentina e no Uruguai a produtividade do grão gira em torno de 20 sacas por hectare, nas propriedades brasileiras chegou perto de 40 sacas/hectare, com potencial de passar de 50 sacas.

A Nuseed iniciou os testes com a carinata no Brasil e Paraguai em 2022. Atualmente, o grão é cultivado em áreas nos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Neste ano, a empresa pretende validar a cultura no Matopiba e no Nordeste, para iniciar a produção comercial nessas regiões em 2026.

As áreas para cultivo de carinata têm de estar com Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia e certificações para produção sustentável e de baixo impacto.

A Embrapa Agroenergia tem estudos preliminares para avaliar o potencial da carinata como uma nova opção de matéria-prima para biocombustíveis. De acordo com o pesquisador Bruno Laviola, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, o manejo da carinata se assemelha ao da canola. “Seu ciclo de produção e sua tolerância a condições adversas tornam a carinata uma boa opção para produtores que desejam diversificar a produção e otimizar o uso de áreas de pousio”, diz. Mas ele pondera que a cultura é recente no Brasil e que são necessárias mais pesquisas para adaptá-la às condições de solo e clima.

Todas as 10 mil toneladas de carinata produzidas no Brasil em 2024 foram exportadas pela Nuseed para a França, segundo Philipp Minarelli. No país europeu, foram destinadas à produção de biocombustíveis, em especial o SAF. Segundo ele, a colheita deste ano deverá ser exportada para França e Bélgica.

A Nuseed também tem planos de fomentar o esmagamento do grão no Brasil, a fim de exportar o produto pré-manufaturado. Além disso, tem como meta produzir localmente o bioquerosene de aviação usando a carinata, a partir de 2028.

Descarbonização

O compromisso do setor de aviação de neutralizar 100% de suas emissões até 2050 exige que 65% da matriz energética seja composta por combustíveis sustentáveis, segundo plano adotado em 2022 pelos países que integram a Organização Internacional de Aviação Civil (Icao). Isso abre oportunidades para o Brasil, dizem especialistas.

“A carinata é uma cultura não alimentar com alto teor de óleo, o que a torna ideal para o mercado de SAF. Além disso, ela se alinha aos objetivos globais de sustentabilidade, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono. Estima-se que, para atender a demanda global por SAF, seria necessário o cultivo de 35 milhões de hectares de carinata, o que representa uma oportunidade imensa para o Brasil”, afirma o agrônomo Geuzimar Terração, consultor da Valmont — multinacional americana que atua na área de irrigação —, que acompanha produtores parceiros da Nuseed.

Anterior

O que é pré-eclâmpsia, diagnóstico da cantora Lexa, internada em SP

Próximo

Preço do boi gordo segue estável com negociações lentas em SP

Próximo
Foto: José Florentino/Globo Rural

Preço do boi gordo segue estável com negociações lentas em SP

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeitura entrega revitalização e moderniza atendimento do Resolve Palmas   

19/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins avança com frentes de trabalho para regularização fundiária em Combinado e Barra do Ouro

19/05/2026
Tocantins

Agência de Metrologia realiza Operação Festa Junina

19/05/2026
Segurança

SSP/TO realiza aula magna do mestrado em Gestão de Políticas Públicas em parceria com a UFT, em Palmas

19/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins supera 8 mil pessoas ouvidas em pesquisa de satisfação na Agrotins 2026

19/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Na região sudeste, governador Wanderlei Barbosa inaugura usina fotovoltaica e novo câmpus da Unitins nesta sexta-feira, 22

19/05/2026
Palmas

Em sua 21º Edição, a Parada LGBTI+ em Palmas anuncia seu tema: Nenhum Direito a Menos – Democracia e Cidadania

19/05/2026
Segurança

Confira como ficará a operação de trânsito e segurança viária durante desfile cívico

19/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins nomeia Ítalo Ricardo Cavalcante para a assumir gestão da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional

19/05/2026
Palmas

Com apoio de Dorinha, Palmas conquista 280 melhorias habitacionais pelo Programa Periferia Viva Reformas

19/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Na região sudeste, governador Wanderlei Barbosa inaugura usina fotovoltaica e novo câmpus da Unitins nesta sexta-feira, 22
  • Em sua 21º Edição, a Parada LGBTI+ em Palmas anuncia seu tema: Nenhum Direito a Menos – Democracia e Cidadania
  • Confira como ficará a operação de trânsito e segurança viária durante desfile cívico

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Thiago Rodrigues/Governo do Tocantins

Na região sudeste, governador Wanderlei Barbosa inaugura usina fotovoltaica e novo câmpus da Unitins nesta sexta-feira, 22

19/05/2026

Em sua 21º Edição, a Parada LGBTI+ em Palmas anuncia seu tema: Nenhum Direito a Menos – Democracia e Cidadania

19/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.