sábado, 28 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Brasil assume liderança mundial na produção de carne bovina em 2025

Resultado nacional impulsiona desempenho do Tocantins, que registra recorde histórico de abate, crescimento das exportações e fortalecimento da pecuária de qualidade

Ascom por Ascom
07/01/2026
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

No fim do último semestre de 2025, o Brasil alcançou um marco histórico ao superar os Estados Unidos e se tornar o maior produtor de carne bovina do mundo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O avanço consolida o país na liderança global do setor e reflete décadas de investimentos em genética, manejo, nutrição animal e profissionalização da pecuária de corte.

Esse cenário nacional positivo se reflete diretamente nos estados produtores e, no Tocantins, os números confirmam a consolidação da atividade como um dos principais motores da economia. Dados da Pesquisa Trimestral da Pecuária, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o estado alcançou a 10ª posição no ranking nacional de abate de bovinos e a 3ª colocação na Região Norte.

ARTIGOSRELACIONADOS

Entrega das prestações de contas foi realizada por meio do sistema de Protocolo Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - Foto: Gabrielle Farias/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins entrega prestações de contas dos ordenadores ao Tribunal de Contas dentro do prazo

28/02/2026
Encontro discuti fortalecimento das políticas penais e cooperação entre os estados e Governo Federal. Créditos: DCOM Senappen/Governo Federal

Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) realiza 17ª Reunião Ordinária em Natal

28/02/2026

No primeiro trimestre de 2025, o Tocantins registrou o abate de 352 mil cabeças de bovinos, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. O volume representa o maior número da série histórica para os primeiros trimestres, iniciada em 1997, superando o recorde anterior, registrado em 2007, com cerca de 331 mil cabeças abatidas.

O bom desempenho da produção também foi acompanhado por resultados expressivos no comércio exterior. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o estado alcançou exportações recordes de carne bovina em 2025, com cerca de 26,5 milhões de quilogramas embarcados, um aumento de 36% na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram exportados aproximadamente 19,5 milhões de quilogramas.

Nos três primeiros meses do ano, a carne produzida no Tocantins teve como principais destinos a China, responsável por 58% das exportações, seguida pelos Estados Unidos, com 10%, e pela Líbia, com 6%, reforçando a presença da carne tocantinense em mercados estratégicos e altamente exigentes.

Para o presidente da Associação de Pecuaristas do Tocantins – Novilho Precoce, Fernando Penteado, os números evidenciam a importância da organização e da profissionalização do setor pecuário no estado. “O Brasil atingir a liderança mundial é resultado de um trabalho consistente no campo, e o Tocantins acompanha esse movimento ao investir em genética, manejo adequado e eficiência produtiva. A Associação Novilho Precoce atua junto aos pecuaristas do estado na disseminação de boas práticas que buscam maior produtividade, padronização e qualidade da carne, atendendo às exigências do mercado interno e internacional”, destaca.

Mesmo com os avanços da pecuária no estado, ainda há desafios a serem superados. Para a médica veterinária e diretora da Novilho Precoce Tocantins, Carine Schneider Faifer, a sustentabilidade do crescimento passa por cuidados básicos e estratégicos no campo.

“É fundamental avançar na gestão nutricional durante a seca, investir em sombreamento, manejo adequado e prevenção sanitária. A vacinação é um dos investimentos com maior retorno para o produtor, pois garante um rebanho protegido e apto a atender mercados exigentes. As práticas de bem-estar animal estão cada dia mais presentes nas fazendas pois impactam diretamente a produtividade e os resultados da fazenda”, informa.

Anterior

Governo do Tocantins beneficia mais de 175 mil tocantinenses com isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Próximo

Neymar acerta renovação e seguirá no Santos até dezembro de 2026

Próximo
Neymar durante treino no Santos • Raul Baretta/ Santos FC

Neymar acerta renovação e seguirá no Santos até dezembro de 2026

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Gravidez marca retal final de Êta Mundo Melhor! Leia o resumo de 2 a 7/3

28/02/2026
Entretenimento

Coração Acelerado: Alaorzinho perde a cabeça por ciúmes. Resumo de 2 a 7/3

28/02/2026
Entretenimento

Três Graças: Joélly fará revelação para Gerluce. Veja o resumo

28/02/2026
Entretenimento

BBB 26: veja momento em que Jonas e Marciele se beijam em festa

28/02/2026
Saúde

Tomar colágeno melhora a pele, mas não evita rugas, afirma estudo

28/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

No Dia do Turismo Ecológico, Palmas reforça vocação para experiências em meio à natureza

28/02/2026
Brasil

Lula visita áreas afetadas pelas fortes chuvas na Zona da Mata mineira

28/02/2026
Brasil

AM: 2 adolescentes morrem soterrados após chuva intensa em Parintins

28/02/2026
Brasil

Polícia desvenda últimas horas de vida do secretário que matou os filhos

28/02/2026
Brasil

STF suspende lei que proibe atleta trans de jogar vôlei em Londrina

28/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • No Dia do Turismo Ecológico, Palmas reforça vocação para experiências em meio à natureza
  • Lula visita áreas afetadas pelas fortes chuvas na Zona da Mata mineira
  • AM: 2 adolescentes morrem soterrados após chuva intensa em Parintins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Regiane Rocha

No Dia do Turismo Ecológico, Palmas reforça vocação para experiências em meio à natureza

28/02/2026
Foto: Divulgação

Lula visita áreas afetadas pelas fortes chuvas na Zona da Mata mineira

28/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.