João Fonseca está eliminado do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. O brasileiro, atual número 32 do mundo, perdeu por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, em 2h41 de jogo, para o americano Eliot Spizzirri, e deixou o torneio ainda na primeira rodada.
Vale lembrar que esse foi o primeiro campeonato em que o jovem foi cabeça de chave. Antes da estreia em 2026, exatamente em um dos certames mais importantes do ano, Fonseca desistiu dos ATP de Brisbane e de Adelaide por conta de uma lesão na lombar. Ele optou por seguir tratamento para disputar o Australian Open.
João Fonseca começou bem a partida e confirmou os primeiros games. Entretanto, o brasileiro foi pressionado pelo adversário e cometeu muitos erros não forçados. Ele teve o saque quebrado no fim do set e assim o americano venceu por 6/4.
No segundo set, o jovem de 19 anos não deu chances ao rival e foi superior do início ao fim. Quebrando o saque de Spizzirri, Fonseca seguiu implacável, com poucos erros, e não teve trabalho para fechar em 6/2.
Nos dois últimos sets, o americano não abriu margem para erros e, aumentando o ritmo em quadra, conseguiu vencer sem tantas dificuldades, por 6/1 e 6/2.
Quando o último set estava 4 x 1 para Spizzarri, João Fonseca pediu atendimento médico por conta de um incômodo na perna esquerda. Esta foi a primeira estreia em Grand Slam em que o brasileiro perdeu um set e, consequentemente, um jogo.
O próximo torneio de João Fonseca será o ATP de Buenos Aires, na Argentina. O torneio está marcado para começar no dia 9 de fevereiro. O brasileiro é o atual campeão e vai defender o título.







