quinta-feira, 13 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Aspirina todo dia pode reduzir risco de infarto em diabéticos tipo 2

Estudo aponta que pessoas com diabetes tipo 2 que usaram dose baixa de aspirina diariamente tiveram risco de AVC, infarto e morte diminuídos

por Leandro
03/11/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 2 minutos
A A
FG Trade Latin / Getty Images

FG Trade Latin / Getty Images

CompartilharCompartilhar

Pessoas com diabetes tipo 2 que tomam aspirina em dose baixa diariamente parecem ter menor risco de infarto, derrame e morte por doenças do coração. A conclusão vem de uma pesquisa publicada pela Associação Americana do Coração (AHA) nesta segunda-feira (3/11).

O estudo analisou 10 anos de dados de 11,5 mil adultos com diabetes e risco moderado ou alto de problemas cardiovasculares. Através dos resultados, os pesquisadores observaram que quem usava aspirina regularmente teve menos infartos (42,4%), menos derrames (14,5%) e menor mortalidade geral (33%) do que quem não usava o medicamento, que apresentou taxas de 61,2%, 24,8% e 50,7%, respectivamente.

ARTIGOSRELACIONADOS

Trnava University/Unsplash

Implante “origami” pode monitorar sinais do corpo em tempo real

13/08/2026
Freepik

Ocitocina pode fazer homens céticos confiarem mais em outras pessoas

13/08/2026

Esses benefícios apareceram tanto em pessoas com controle ruim da diabetes quanto naquelas com níveis de glicose mais equilibrados — embora o efeito tenha sido mais forte entre quem mantinha a glicemia sob controle.

Para os cientistas, a investigação mostrou que a aspirina pode ter papel protetor em diabéticos que ainda não tiveram um evento cardiovascular, algo que sempre foi motivo de debate entre médicos. Hoje, o remédio é recomendado apenas para prevenção secundária — ou seja, em quem já teve infarto ou AVC.

Apesar dos achados, os autores reforçam que a pesquisa é observacional, baseada em registros médicos, e não prova que a aspirina foi a causa direta da redução de eventos.

Também não houve avaliação detalhada sobre possíveis efeitos colaterais, como sangramentos, que são um risco conhecido do uso contínuo do medicamento.

Os resultados reforçam a necessidade de mais estudos clínicos antes de qualquer recomendação ampla. Por enquanto, especialistas alertam que ninguém deve começar a usar aspirina sem orientação médica, já que o equilíbrio entre benefícios e riscos varia de pessoa para pessoa.

Anterior

Como a creatina ajuda a otimizar os treinos sem efeitos colaterais

Próximo

Projeto da DPE-TO quer parada noturna segura no transporte coletivo

Próximo
Crédito: Divulgação/Nudem (DPE-TO)

Projeto da DPE-TO quer parada noturna segura no transporte coletivo

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Quem é Thiago Viana, cantor que viralizou após anos em situação de rua

13/08/2026
Entretenimento

Quem era Marquinhos Menezes, pastor e cantor que morreu após câncer

13/08/2026
Saúde

Implante “origami” pode monitorar sinais do corpo em tempo real

13/08/2026
Saúde

Ocitocina pode fazer homens céticos confiarem mais em outras pessoas

13/08/2026
Saúde

Vanilina de cigarro eletrônico pode alterar células-tronco de embriões

13/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Lajeado

Valorização em Chicago sustenta alta no preço da soja no Brasil

13/08/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo segue estável com equilíbrio entre oferta e procura

13/08/2026
Entretenimento

Quem é Joanna de Assis, jornalista demitida da Globo após 20 anos

13/08/2026
Entretenimento

Wagner Moura recebe título de Cidadão do Recife após nova votação

13/08/2026
Entretenimento

Saiba o que motivou a saída de Virginia da Grande Rio

13/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Valorização em Chicago sustenta alta no preço da soja no Brasil
  • Preço do boi gordo segue estável com equilíbrio entre oferta e procura
  • Quem é Joanna de Assis, jornalista demitida da Globo após 20 anos

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Valorização em Chicago sustenta alta no preço da soja no Brasil

13/08/2026
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Preço do boi gordo segue estável com equilíbrio entre oferta e procura

13/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.