Com o objetivo de ajudar o cidadão a entender a política com um olhar mais positivo e concreto e em comemoração ao Dia Municipal do Católico, a Arquidiocese de Palmas realiza nos dias 16 e 17 o seminário “A Política Melhor”. O evento conta com momentos distintos. A abertura, no dia 16, terá dois encontros. O primeiro, restrito ao Clero da Arquidiocese, começa às 8h30, no Centro Social Padre Alcide, na 308 sul; o segundo, aberto ao público, às 20 horas, no Colégio São Francisco. No segundo dia do seminário, no auditório da Assembleia Legislativa (Aleto), acontecerá, a partir das 9 horas, o encontro com todos candidatos a cargos eletivos em Palmas.
No primeiro encontro do seminário, na manhã do dia 16, o Clero da Arquidiocese colocará no papel o que a Igreja espera do futuro governo municipal, com sugestões e propostas de ação que já foram antes discutidas em cada paróquia entre o pároco e os fiéis. Conforme os organizadores do evento, não são pedidos, são propostas e não apenas para os católicos, mas para toda a população. Na noite deste mesmo dia, o seminário será direcionado para leigos e agentes de pastorais e busca promover a reflexão sobre a importância da participação cidadã.
No segundo dia do seminário (17), no auditório da Aleto, o bispo de Barra do Garças (MT), Dom Paulo Renato de Campos, especialista nesse assunto, dialogará com candidatos a diversos cargos eletivos sobre a visão da Igreja para o futuro da cidade de Palmas. Após a palestra, a Igreja entregará a “Carta da Arquidiocese de Palmas” aos candidatos com propostas de ações que visam o bem comum da população de várias localidades da capital. A Arquidiocese de Palmas confirmou que todos os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito serão convidados. O convite se estende também aos candidatos a vereador católicos. A Assessoria de Comunicação do evento, informa que candidatos a vereador de outras religiões que queiram participar serão bem-vindos, mas devem entrar em contato com a Arquidiocese.
Conforme a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese de Palmas, a organização priorizou o convite a candidatos católicos devido à linguagem e a abordagem do evento e à limitação de vagas devido ao espaço. Iremos falar com aqueles que nos representam sobre a visão da Igreja Católica sobre a política, com base no documento que chamamos de “Doutrina Social da Igreja” e outros documentos da Igreja Católica. O evento com os políticos não será um momento de fala aos políticos, mas sim de formação e, ao final, haverá a fala da Igreja de Palmas, informa a Ascom ao complementar que este é o terceiro ano que a Arquidiocese de Palmas realiza atividades em alusão ao Dia Municipal do Católico.
Sobre o palestrante
Dom Paulo Renato de Campos Ingressou no seminário da diocese de São José dos Campos onde cursou filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté. Obteve o mestrado em teologia fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o MBA, em relações institucionais pelo Ibmec de Brasília, de 2021 a 2022. De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Brasília. Em 18 de outubro de 2023, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Barra do Garças.
Confira a programação:
16 de agosto
08h30 – Encontro com o Clero da Arquidiocese de Palmas
Local: Centro Social Padre Alcides (Qd. 308 Sul)
20h00 – Encontro aberto ao público
Local: Colégio São Francisco (Qd. 108 Norte)
17 de agosto
09h00 – Encontro com os Candidatos a Cargos Eletivos
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins
Comentários sobre este post