O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse nesta terça-feira (21/10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar o anúncio da sua indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) para depois da viagem à Ásia diante do peso da decisão. O favorito para a vaga é o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Na noite dessa segunda-feira (20/10), Lula recebeu o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no Alvorada. No encontro, articulado por Jaques, o senador amapaense defendeu o nome do seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga, mas Lula teria insistido de que ele é “o melhor nome” para disputar o governo de Minas nas próximas eleições.
Para Jaques, o favorito do petista segue sendo Messias, e que Lula estaria com “a convicção firmada”.
Jaques esteve com Lula no período da manhã antes do petista embarcar rumo à Indonésia. Ao Metrópoles, disse que apesar da eventual indicação contrariar a preferência de Alcolumbre, o presidente da Casa Alta não deverá empacar a tramitação no Senado. Após a oficialização, o nome indicado deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votada no plenário.