sexta-feira, 9 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Após oito dias, incêndio no Parque Nacional do Itatiaia é totalmente extinto

Agentes do ICMBio monitoram áreas da unidade de conservação

CNN por CNN
24/06/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
MPF abre investigação sobre origem de incêndio no Parque Nacional do Itatiaia Reprodução

MPF abre investigação sobre origem de incêndio no Parque Nacional do Itatiaia Reprodução

CompartilharCompartilhar

O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, em Resende (RJ), foi extinto na noite deste sábado (22), informou o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), gestor do parque. A operação contou a atuação da equipe do ICMBio, de brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de mais de 100 bombeiros militares do Rio de Janeiro.

As equipes do parque contaram com o apoio de drone com câmera térmica no combate ao incêndio da reserva natural, além de 20 viaturas e três aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

ARTIGOSRELACIONADOS

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Operação Torniquete: veja quem são os indiciados da cúpula do CV

08/01/2026
Philip Dulian/picture alliance via Getty Images

LinkedIn: veja as 25 profissões em alta para 2026

08/01/2026

Os agentes do instituto continuam monitorando as áreas da unidade de conservação federal.

O incêndio do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) começou no dia 14 de junho e atingiu pelo menos 300 hectares nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da Parte Alta. Esta área está localizada em um campo de altitude, acima de 2,5 mil metros, com vegetação seca, em razão das poucas chuvas, características desta época do ano.

Investigação

O Ministério Público Federal investiga o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia.

Na terça-feira (18), o Exército admitiu, em nota de esclarecimento, que o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia começou durante uma atividade que envolvia 415 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), de Resende, em 14 de junho.

O treinamento fazia parte da conclusão do Estágio Básico do Combatente de Montanha, atividade de instrução prevista para a formação do oficial desta força armada. “No início da tarde, com todos os militares já embarcados e em condições de iniciarem o deslocamento de retorno para Resende, foi identificado um foco de incêndio próximo à coluna de veículos. De imediato, alguns militares desembarcaram e iniciaram o combate ao incêndio, utilizando os extintores das viaturas e meios disponíveis no momento. Contudo, devido aos fortes ventos na área e a vegetação bastante seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção.”

Por fim, o Exército afirma que as causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades competentes e a Academia Militar das Agulhas Negras está à disposição para contribuir com a elucidação dos fatos.

Visitação

A Parquetur, empresa concessionária de serviços de visitação do Parque Nacional do Itatiaia, confirmou à Agência Brasil que as trilhas da parte alta do parque reabrirão para visitação nesta segunda-feira (24). Até este domingo, a parte alta ficou fechada até domingo (23) para segurança do público visitante.

Porém, os atrativos Morro do Couto, Mirante da Antena, Circuito Couto-Prateleiras e Cume das Prateleiras continuarão fechados à visitação pública.

A parte baixa do parque não foi fechada, por não ter sido afetada pelo incêndio. Por isso, segue com funcionamento normal, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Os ingressos adquiridos entre os dias 15 e 23 de junho poderão ser reagendados ou cancelados através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Para mais informações ao público, a concessionária Parquetur disponibiliza o WhatsApp (21) 97894-9647.

Parque Nacional do Itatiaia

Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque nacional do Brasil. O ponto mais alto da reserva é o Pico das Agulhas Negras, com 2.790 metros de altitude. O pico é o quinto mais alto de todo o Brasil.

A parte alta é caracterizada por relevo montanhoso e com elevações rochosas, campos de altitude e vales suspensos onde nascem 12 bacias hidrográficas regionais, que drenam duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul.

Na parte baixa, estão diversos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho.

Antes deste incêndio, o parque nacional foi atingido por diversas outras queimadas. O maior incêndio da história da unidade foi em 1963, quando o fogo durou 35 dias e consumiu 4 mil hectares.

Em 1988, outro incêndio destruiu 3,1 mil hectares e um servidor ficou desaparecido. Em 2001, o incêndio — provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira — destruiu mais de 1 mil hectares. A mesma área foi atingida pelo fogo, em 2007. Três anos depois, foram destruídos 1.200 hectares.

Anterior

Ministério da Saúde amplia idade para vacinas da dengue com vencimento próximo

Próximo

Possível novo tratamento contra câncer é alvo de estudo brasileiro

Próximo
Pesquisadores brasileiros realizaram estudo combinando duas drogas com ação promissora contra tumores; testes clínicos serão realizados nos Países Baixos CMB/Getty Images

Possível novo tratamento contra câncer é alvo de estudo brasileiro

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Palmas

Unidades de Saúde de Palmas disponibilizam regularmente vacinas do calendário vacinal

08/01/2026
Palmas

Procon Tocantins notifica Energisa por falhas no fornecimento de energia no setor Água Fria, em Palmas

08/01/2026
Educação

UFT aplicará Exames de Proficiência em Leitura para candidatos da pós-graduação stricto sensu

08/01/2026
Educação

Grupo Mitechis lança Campanha Escola Solidária 2025 para apoiar estudantes quilombolas e indígenas

08/01/2026
Educação

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais lança edital para ingresso em 2026

08/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Dupla é presa pela PM por furto qualificado, associação para o tráfico e tráfico de drogas em Palmas

08/01/2026
Segurança

Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão em Palmas

08/01/2026
Segurança

PMTO prende homem por furto e recupera motocicleta na BR-153

08/01/2026
Tocantins

Tocantins se destaca na realização em teleconsultas

08/01/2026
Palmas

Prefeitura intensifica roçagem em vias, praças e canteiros de Palmas

08/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Dupla é presa pela PM por furto qualificado, associação para o tráfico e tráfico de drogas em Palmas
  • Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão em Palmas
  • PMTO prende homem por furto e recupera motocicleta na BR-153

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

A prisão aconteceu no Plano Diretor Sul, em Palmas. - Foto: Ascom PMTO

Dupla é presa pela PM por furto qualificado, associação para o tráfico e tráfico de drogas em Palmas

08/01/2026
A cerimônia aconteceu no quartel da unidade - Foto: Ascom PMTO

Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão em Palmas

08/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.