A apresentadora Ana Maria Braga, 76, se emocionou ao vivo durante uma homenagem preparada para Preta Gil no Mais Você, da TV Globo.
Ela entrevistou o colega Luciano Huck, que era amigo de Preta, e chorou enquanto chamava uma entrevista antiga em que a baiana falava sobre o tratamento do câncer no programa.
“A Preta veio muitas vezes aqui. A última vez foi em junho de 2023 e era o dia em que ela completava fase da radioterapia. A cantora contou sobre a fase que tava vivendo, como ela estava encarando, com a coragem e a fé. Muita coragem. Eu sei o que essa coragem quer dizer, em cada etapa do tratamento”, afirmou a apresentadora.
A fala de Ana Maria Braga fez referência ao fato de que ela, assim como Preta, também teve um câncer colorretal. O diagnóstico veio em 2001, o Brasil inteiro acompanhou a recuperação e ela chegou a apresentar o programa sem cabelos em função da quimioterapia.
Além do colorretal, a apresentadora teve ainda outros três diagnósticos de câncer: pele (1991) e pulmão (2015 e 2020).
Na abertura do Mais Você, Ana Maria Braga já havia reverenciado a cantora ao dizer que o legado de Preta Gil seguirá vivo.
“Sua batalha, Pretinha, não vai ser esquecida nunca. Nem a sua batalha, nem a sua alegria, nem a sua verdade, nem a sua parceria com as pessoas que sempre te amaram”, afirmou a apresentadora.
Preta Gil morreu na noite de domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava desde maio para realizar um tratamento de câncer. Ela foi diagnosticada com a doença no intestino em 2023.