Já é tradição na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara a realização de campeonatos esportivos todo final de semestre. O torneio começou na última segunda-feira, 17, com a modalidade futsal e segue até a próxima sexta-feira, 21, quando acontecerão as premiações. O evento envolve todas as turmas da escola, bem como a comunidade escolar e oferece atividades nas áreas de judô e xadrez com os professores Aécio Lima de Brito e Mauro Sousa Nunes, respectivamente.
O incentivo à prática de atividades esportivas da ETI Santa Bárbara já faz parte das práticas pedagógicas inovadoras extracurriculares que visam o desenvolvimento integral dos alunos. Um dos exemplos é o jogo de xadrez, que oferece inúmeros benefícios educacionais, favorecendo melhoria na concentração, memória, pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas com mais facilidade. Além disso, o xadrez ensina valores importantes como disciplina, paciência, respeito pelo outro, espírito esportivo e resiliência.
As disputas do torneio de xadrez acontecem nesta quarta-feira, 19, no período da manhã, envolvendo as turmas dos 3°, 4° e 5° anos. O objetivo é promover integração entre os alunos de diferentes turmas e séries, promovendo um ambiente de convivência saudável e colaborativo. Já o campeonato de judô começou no dia 17 e segue até o dia 21. A ETI Santa Bárbara já promove aulas de judô duas vezes por semana, o que permite aos alunos treinarem mais para o campeonato interclasse. A premiação dessa modalidade conta com a parceria da Federação de Judô do Estado do Tocantins, que doou as medalhas das premiações de 1º, 2º e 3º lugar.
De acordo com a diretora da unidade educacional, Adriana Pereira do Nascimento Martins, aproximadamente 120 crianças participam dos campeonatos que têm se tornado referências para os estudantes da ETI Santa Bárbara. “Temos aqui grandes competidores, especialmente no judô, que é um dos esportes essenciais na educação, pois não só contribui para que o aluno alcance diferentes maneiras de aprender, mas também nos auxilia no desenvolvimento e aprendizagem de vários conteúdos, de forma que fortalece, por exemplo, a assimilação de normas e regras de convivência, interação, cooperação e disciplina”, pontua a diretora.
Comentários sobre este post