Clara da Barra de Oliveira, 19, escreveu cerca de 40 redações no ano passado, enquanto estudava para entrar na faculdade de medicina. Essa preparação intensa deu confiança para a estudante e garantiu a nota 1.000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.
A jovem de Niterói, no Rio de Janeiro, foi uma das 12 pessoas que alcançaram a nota máxima no texto. Em 2024, os candidatos escreveram sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Costumava estudar todos os dias e fazia uma redação por semana, fazendo rascunhos e corrigindo os erros de acordo com os retornos”, disse Clara em depoimento enviado à CNN.
Apesar disso, ela não achou que tiraria a nota máxima na redação. “Esperava uma nota menor por conta das notícias de que iriam pesar mais na correção“, comentou.
Quando viu a nota, a estudante ficou em choque e muito feliz, porque agora o sonho da faculdade de medicina parece mais próximo. “Estou confiante de que posso alcançar meu objetivo e realizada de que todo o meu esforço valeu a pena“, concluiu.