O Tocantins está sob alerta de perigo potencial em quase todas as regiões do estado, com excessão da região norte. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que esta terça-feira (22) e os próximos dias sejam de chuvas intensas e ventos que podem chegar a 60 km/h.
A previsão é de chuva todos os dias até sábado (26), mas o alerta vai até às 10h desta quarta-feira (23). Nesse período, o volume de chuva previsto deve ser de 30 a 60 milímetros por hora. O risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo, mas pode haver rajadas de vento mais intensas.
Previsão
Durante a quarta-feira (23) e quinta-feira (24), as previsões para os palmenses é de nuvens com pancadas de chuva ao longe do dia e trovoadas a noite. A máxima será de 32 °C e mínima de 24 °C. Os ventos devem ser fracos e moderados com rajadas pela tarde e noite.
Em Gurupi, sul do Tocantins, é prevista muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas durante todo o dia. A temperatura mínima será de 22 °C graus e máxima de 29 °C. A umidade mínima varia entre 60% e 70%.
Nos próximos dias o município de Dianópolis, na região sudeste, terá pancadas de chuva pela manhã e trovoadas durante a tarde. A temperatura máxima deve ser de 31 °C e mínima de 21 °C. A previsão é de chuva durante todo o dia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/8/jCrLvsQ5mTouDfsN1fBA/previ.png)
Alerta amarelo para o Tocantins nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23) — Foto: Reprodução/Inmet
Moradores devem seguir as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).