O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) está presente na rotina do cidadão muito mais do que se possa imaginar.
Quando uma pessoa vai às compras no supermercado, na maioria das vezes compra produtos pré-medidos como materiais de limpeza, higiene pessoal e gêneros alimentícios. No restaurante a quilo ou no açaí que é tão apreciado pelos tocantinenses, a balança precisa ter selo do Inmetro para que o consumidor possa comer tranquilo, sabendo que está pagando apenas o que está no seu prato. Quando compra brinquedos, eles passam por testes nos fabricantes para evitar acidentes de consumo para as crianças. Aquele eletrodoméstico que vai ter muita utilidade na sua casa precisa ter o selo do Inmetro para assegurar que passou pelo rigoroso critério de fabricação. Na roupa que se veste no dia a dia, que precisa ter na etiqueta, obrigatoriamente, todas as especificações em relação ao tecido, prevenindo sobre possíveis reações alérgicas e também dispondo de informações sobre como cuidar. No posto de saúde, nos termômetros clínicos e medidores de pressão sanguínea (esfigmomanômetros). E, também, no táxi com taxímetro que é verificado pelo Inmetro, para você ter certeza que está pagando o certo por quilômetro rodado. Esses são alguns exemplos de como a AEM atua para promover a confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo por meio da Medida Certa.
A pasta, enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), trabalha na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial, respeitando as normas vigentes.
Compete à Agência de Metrologia a fiscalização e, quando necessário, a apreensão de produtos e instrumentos irregulares nos estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas. O órgão faz parte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) e trabalha baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições e da sociedade, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que “a atuação da Agência visa contribuir para um ambiente de negócios mais seguro e equitativo, o que representa a promoção da competitividade aliada à qualidade das mercadorias, bem como a harmonia nas relações de consumo. Assim, todos saem beneficiados – empresários e consumidores”, informa o gestor da AEM.
Os números fazem parte da vida em sociedade
A Metrologia é a ciência que se ocupa do estudo, definição e padronização de todos os meios de medição, ou seja, é de fundamental importância nas relações comerciais, pois garante a qualidade dos produtos e assegura a confiabilidade dos dados.
É da competência da Metrologia Legal assegurar que o consumidor está recebendo as medidas corretas nos produtos comercializados e nos serviços ofertados. Seja nas prateleiras dos supermercados, nos radares das vias urbanas e rodoviárias, nos taxímetros dos permissionários, nas balanças comerciais dos restaurantes, nas balanças rodoviárias que pesam os caminhões, na bomba de combustível – sempre existe o trabalho metrológico para assegurar o cumprimento da legislação. A Agência de Metrologia atua para que haja esse equilíbrio nas relações e para que o consumidor tenha a certeza de que não está sendo lesado.
A Agência de Metrologia como parte integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro – RBMLQ-I, presente em cada Estado da Federação por meio dos órgãos delegados pelo Inmetro, efetua o controle de equipamentos e instrumentos de medição para assegurar que os consumidores estão recebendo medidas corretas.
Além disso, o órgão atua orientando a sociedade, com informações que são importantes no dia a dia. O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, reforça que “trabalhamos nas ações de forma fiscalizatória e educativa, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o presidente da Agência de Metrologia.
Comentários sobre este post