A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), encerrou nesta sexta-feira, 12 de abril, a Operação Especial Ambiente Seguro, ação nacional de fiscalização coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que teve por objetivo reduzir a ocorrência de acidentes relacionados dos seguintes produtos certificados: panelas metálicas e de pressão, serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio, fogão a gás, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.
Durante uma semana, a equipe técnica da área de Qualidade realizou visitas técnicas em doze estabelecimentos comerciais na cidade de Araguaína, região norte do Tocantins. Foram fiscalizados 559 produtos, de 16 marcas fabricantes e não foi encontrada nenhuma irregularidade.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que “mesmo sendo uma operação de cunho fiscalizatório, ela representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor, evitando acidentes desnecessários. O fato de não encontrar irregularidades reforça, também, o compromisso do empresariado em oferecer cada vez mais um produto de qualidade, respeitando o consumidor”, informa o gestor da pasta.