O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal durante um evento no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (11) e teve de ser hospitalizado. Ainda não se sabe com certeza o que levou o ex-presidente a passar mal e qual o seu quadro de saúde.
Nas redes sociais, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) explicou que o pai foi avaliado no Hospital Rio Grande com reflexos de aderências, que são sequelas da facada que sofreu em 2018.
O QUE SÃO AS ADERÊNCIAS INTESTINAIS? De acordo com o que explicou o cirurgião Antônio Luiz Macedo, ainda em 2019, as aderências que Bolsonaro teve no abdome “podem ser, mal comparadas, a uma cicatrização exagerada”, provocada pela cirurgia para reparar os danos causados pela facada.
É comum, no caso de pacientes que passam por cirurgias intestinais, que o intestino – antes todo soltinho dentro da barriga – tenha essas cicatrizações onde um pedaço do órgão acaba grudando em outro. Em alguns casos, essa movimentação pode levar a um resultado parecido com o de uma mangueira de jardim guardada de forma errada: as aderências podem fazer que a mobilidade do intestino fique limitada.
Por isso, em outros atendimentos do ex-presidente, as aderências foram apontadas por especialistas como possíveis causas de obstrução intestinal. A obstrução intestinal é o que ocorre quando há o bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino.
Histórico de internações e cirurgias de Bolsonaro
Bolsonaro tem um histórico de cirurgia e internações por problemas no intestino desde a facada que levou durante um evento de campanha. Confira abaixo:
- 6 de setembro de 2018
Bolsonaro é esfaqueado durante um ato de sua campanha para a presidência. Ele precisou passar por uma cirurgia em um hospital de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
- 12 de setembro de 2018
Em São Paulo, Bolsonaro passa por uma segunda cirurgia para desobstrução do intestino.
- 28 de janeiro de 2019
Passou por uma nova cirurgia, mas para a retirada da bolsa de colostomia que teve que usar depois da cirurgia de recuperação da facada.
- 8 de setembro de 2019
Para corrigir uma hérnia na cicatriz de uma cirurgia anterior, Bolsonaro foi submetido a uma nova cirurgia em um hospital em São Paulo.
- 14 de julho de 2021
Em 2021, Bolsonaro foi hospitalizado às pressas por causa de uma obstrução intestinal. Inicialmente, os médicos cogitaram a possibilidade de uma cirurgia de emergência que depois foi descartada.
urn:uuid:8a3a5721-0d12-45d4-8979-8e79495832b8
- 3 de janeiro de 2022
O ex-presidente foi internado por conta de uma nova obstrução intestinal. Na ocasião, o quadro foi causado por um camarão não mastigado corretamente. Ele passou por alguns exames e realizou um tratamento não cirúrgico.
- 12 de setembro de 2023
Bolsonaro passa por duas cirurgias, uma para corrigir uma hérnia de hiato (cirurgia na porção superior do estômago, para enfrentar um quadro de refluxo) e outra, de desvio de septo, para melhorar a condição respiratória.
- 4 de maio de 2024
Bolsonaro foi internado por um causa de um quadro de eripisela — é uma infecção de pele causada por bactérias.