Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 6 de outubro de 2025
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando neste mês de outubro o 2º monitoramento de pragas quarentenárias da citricultura e da bananicultura, em áreas comerciais e pomares caseiros, em todas as regiões do Estado.
O responsável técnico pelo Programa de Fruticultura da Adapec, Helcids de Sá Reis, ressaltou que este monitoramento na citricultura e na bananicultura é fundamental para a detecção de pragas como o cancro cítrico e HLB, que afetam os citrus em geral, e o moko da bananeira, que ataca a cultura da banana, para que, caso haja a presença destas, possam ser tomadas as devidas providências sanitárias de controle.
“Essas pragas podem causar grandes prejuízos econômicos e fitossanitários ao Tocantins. Por isso, orientamos os proprietários de pomares comerciais ou caseiros a ficarem atentos aos sinais de doenças em seus pomares e, caso tenha suspeita de alguma praga, que informem imediatamente à Adapec no escritório do seu município,” pontuou Helcids de Sá.
PTV
É importante destacar que, como muitas frutas produzidas no Tocantins são comercializadas para fora do Estado, é necessário que as cargas sejam acompanhadas da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Para emissão desse documento, as frutas devem estar livres dessas pragas.
Dados
No último levantamento realizado, a Adapec vistoriou cerca de 100 propriedades rurais com áreas de citros e banana, que produzem frutas no Estado, em escala comercial e não comercial.
Pragas quarentenárias
São pragas de importância econômica que ainda não estão presentes ou, quando presentes, não se encontram amplamente distribuídas e estão sob controle oficial.