A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa em Brasília, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de treinamento sobre o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da praga Fusarium oxysporum que atinge plantas frutíferas. O evento teve início na terça-feira, 20, e segue até sexta-feira, 23.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura, Helcids Sá destacou que a capacitação é fundamental para a prevenção de pragas, uma vez que, a cultura da banana é uma das principais frutíferas exploradas no Tocantins. “Não temos a presença desta praga ainda no País, porém, é fundamental nos qualificarmos para desenvolver políticas de prevenção e controle que protejam a cadeia produtiva da banana tanto a nível nacional, quanto estadual”, destacou Helcids Sá.
Entre os temas discutidos no evento estão: Programa Nacional de Prevenção e Vigilância de Praga Quarentenária Ausente; Fusarium oxysporum f.sp.cubense raça 4 tropical – levantamentos de detecção; Murcha por Fusarium Raça 4 Tropical: Situação atual, Lições aprendidas e desafios para América latina e o Caribe; Gestão de emergências estágios da resposta e planos de contingência; entre outros.
O que é a Fusarium oxysporum?
A Fusarium oxysporum f.sp.cubense raça 4 é a espécie causadora do apodrecimento vascular. Primeiramente, as folhas tornam-se amarelas e apodrecem, principalmente em um dos lados da planta. Finalmente, a planta apodrece na sua totalidade. Outros sintomas são a descoloração castanha dos vasos do xilema, que podem ser vistos quando os caules são cortados. Nas bananas, poderão morrer plantações inteiras e o solo poderá se tornar inadequado para cultivo durante muitos anos.